Tricologia - Cuidado com nosso cabelo -

inventando moda & carimbando passaportes

CABELO

Tricologia – Cuidado com nosso cabelo

, por fialhogi

Tricologia é uma fatia da Dermatologia, especializada na estrutura e cuidados do cabelo. Ou seja um tricólogo é o medico do seu fio.

Esse é um post diferente dos demais, tentarei ser o mais didática e sucinta o suficiente. Mas para isso preciso te convencer a ler até o fim.

Informação nos trás autonomia. As marcas já perceberam isso, uma cliente bem informada é mais exigente, a qualidade aumenta, alem de novas propostas.

Você já percebeu a quantidade de produtos liberados que encontramos hoje em dia? Tudo isso por que existiu demanda, enquanto consumidores, tomamos consciência sobre a composição.

Isso nos trouxe autonomia para saber o que é realmente melhor para nosso cabelo. Afinal, não existe pessoa melhor no mundo para saber o que é melhor para seu fio, que não você que convive 24hrs.

Mas você sabe mesmo o que é melhor? Você sabe como funciona seu fio? Você tem duvidas? Então prepara que esse post é para desmistificar tudo, com o auxilio da tricologia e um material de suporte incrível da Academia Diadema aqui da Itália.

PELE E COURO CABELUDO

Nosso couro cabeludo, é composto por 3 camadas de pele, a mais profunda é a Hipoderme onde se encontra o inicio do folículo capilar.

Na parte intermediaria encontramos a Derme, ultimo estrato vascularizado (ou seja que tem circulação sanguínea).

E a mais superficial é a Epiderme que é separada da Derme por uma membrana basal que por sua vez é divida em 3 outras camadas.

Eu sei que parece confuso, mas acredite é muito mais simples que parece, as imagens abaixo, ajudam a ilustrar o que estou tentando explicar.

Essa Membrana Basal só é relevante mesmo, porque é nesse espaço que é produzido a “queratina” da nossa pele, uma explicação superficial, mas é o que precisamos saber no momento.

Ela começa como um quadradinho gomoso e conforme nosso corpo vai produzindo mais “queratina” elas vão subindo, e conforme a “queratina” sobe, ela vai se achatando.

A pele morta nada mais é que “queratina” que subiu até a camada mais superficial e já se desgrudou da pele.

O processo de como tudo isso acontece não é importante nesse momento.

CAOS ARRUMADO - TRICOLOGO TRICOLOGIA CABELO

ESTRUTURA DO FOLÍCULO CAPILAR

O folículo capilar de uma forma muito lúdica de se dizer é o tubeto do cabelo. É o caminho onde se germina o fio.

Porém ele é composto por outros elementos que são: papila dérmica, responsável por vascularizar o bulbo e permitir a nutrição da matriz capilar.

Músculo eretor: responsável por direcionar o fio e a mais importante glândula sebácea.

EU SEI O QUE VOCÊ FEZ NA QUÍMICA PASSADA – CPA SALVOU MEU CABELO

DIFERENÇA ENTRE SUOR E SEBO

O sebo é um mantelo lipídico que funciona como lubrificante para o fio alem de impermeabilizar a pele, controlando o PH, principalmente no couro cabeludo.

Esse é produzido pela glândula sebácea presente no folículo capilar.

Já o suor é produzido pelas glândulas sudoríparas e sua função é controlar a temperatura do nosso corpo.

DO QUE É CONSTRUÍDO NOSSO FIO DE CABELO

O cabelo é um fio queratinizado. Podemos dividir o cabelo em três partes: cutícula, córtex e medula.

A cutícula é a parte externa do cabelo, é um conjunto de escamas de queratina que protegem o fio, elas são transparentes e responsáveis pelo brilho e maciez.

O córtex é a principal parte do cabelo. Ele é responsável pela cor, volume e espessura do fio, permeabilidade, resistência, elasticidade.

A composição do córtex é em sua maioria de proteínas, principalmente queratina e água.

O que sabemos da medula é que ela a ultima parte do fio e única realmente ligada ao bulbo e assim vasos sanguíneos. No momento não existem muitos resultados de pesquisa da sua real função.

CABELO NO TRUQUE, SE JOGUE DE CABEÇA NAS DICAS

CAOS ARRUMADO - TRICOLOGO TRICOLOGIA CABELO

TIPOS DE CABELO: LISO, ONDULADO OU CACHEADO

O formato do cabelo é definido através do formato do bulbo capilar (raiz do cabelo), que recebemos geneticamente dos nossos pais.

A diferença entre os tipos de cabelos está relacionada com o grau de ondulação ou curva elíptica de cada tipo de cabelo, que pode ser de levemente elíptica (liso ondulado) até muito elíptica (crespo).

Os fios de um cabelo liso e cacheado se diferem porque, quanto maior é a curva elíptica, mais achatado é o fio.

Um exemplo didático o fio de cabelo liso seria um espaguete normal, já o fio de um cabelo crespo, seria um talharim.

Cada tipologia de cabelo tem uma numeração.

Em um próximo post vou diferenciar mais a fundo e compartilhar cuidados específicos.

O QUE É A CASPA?

Lembra que falei ali em cima sobre a “queratina” que se destaca da pele. Então a caspa é isso. Quando nosso corpo produz em excesso ou quando não fazemos a “limpeza” correta e inicia-se a acumular essas peles mortas.

A importância do tricologo é reconhecer se a caspa produzida é um excesso de queratina ou um acumulo por falta de uma limpeza mais profunda.

A tricologia nos ajuda a entender melhor nosso fio, somos mais eficazes com os cuidados.

Esse é o primeiro de uma série de 3 posts. Acho importante compartilhar estudos bases, antes de indicar qualquer coisa.

Adotar consciência do que fazemos e ter noção da responsabilidade que é compartilhar resultados. A tricologia nos ajuda alem do que pensamos.

Comente!

Gi Fialho

Comente este post!