5 PRÁTICAS PARA FOTOGRAFAR MELHOR

Se você ama assim como eu fotografar de forma amadora, ou de forma profissional, até para fotografos de instagram, blogueiro, não importa, reconhece que é preciso sempre inovar e evoluir, justamente por isso resolvi compartilhar algumas práticas que tenho feito para melhorar minhas fotografias.

 

fotografar campo tumblr

Ambas as fotos foram tiradas no modo manual na golden hour. Conseguimos explorar muito mais da luz quando entendemos como configurar. Ambas as fotos não tem filtro.

#1 – EXERCITE SUA CRIATIVIDADE NA HORA DE FOTOGRAFAR

Não importa qual aparelho você pretende usar, sem um olhar criativo não tem efeito ou manual que segure esse forninho meu amor! Explore ângulos diversos, poses, cenários originais e inusitados. Crie um estilo autêntico na hora de fotografar. Busque inspirações, salve e reproduza com o seu olhar próprio (sem copias hein!). Saia da zona de conforto e exercite seu olhar criativo.

#2 – ENTENDA O MANUAL DO SEU APARELHO

Conhecer, estudar e treinar. A única forma de evoluir é dominando a máquina que tem em mãos. E isso vale para o seu celular, procure o modo manual, novamente – saia da zona de conforto – procure aplicativos que forneçam mecanismos como abertura que talvez o seu aparelho não tenha. Leia o manual e procure sempre estudar. Dessa forma você consegue ter 100% de aproveitamento.

LEIA + 3 APPS DE FOTOS ALÉM DO VSCOCAM 

LEIA + INSTANT CAMERAS , A LISTA MAIS COMPLETA! TUDO SOBRE.

#3 – BUSQUE REFERENCIAS NÃO OBVIAS E BATIDAS

Pinterest? Tumblr? We heart it? Se você quer inovar e chamar atenção, precisa sair do óbvio e buscar inspirações fora do comum. Assista filmes, repare na fotografia, nos detalhes, em quadros e faça sua arte de fotografar ainda mais singular.

#4 – INTERAJA COM O CENÁRIO

O espaço, fundo ou background, participe! Na hora de posar ou fotografar faça a fotografia ter um contexto e que os itens se envolvam numa única mensagem. Participe da foto.

A imagem da esquerda esta no modo automático já, a da direito esta no modo manual. No mesmo horário, mesmo cenário e mesma modelo.

#5 – LIMPE SEU APARELHO

Soa simples, mas a maioria das pessoas se esquecem de manter limpas as lentes de celulares e câmeras e isso interfere na qualidade capturada da imagem. Imagens nítidas são imprescindíveis.

A Karly do blog Karly Marques e também fotógrafa no Retrate Luz publicou uma frase que fez bastante sentido, mesmo para uma amadora:

“Algumas coisas mudaram depois que me tornei fotógrafa. Passei a observar melhor os lugares, os detalhes, as cores, a luz… Depois da fotografia eu também fiquei mais paciente, mais dedicada, mais focada, eu cresci! Até desenvolvi uma sensibilidade para certas coisas que jamais me imaginei tendo”

Não sou profissional da área, meu amor por fotografia veio do amor pela moda, porem com o passar dos anos venho me dedicado cada dia mais a esse meu hobby e justamente por isso tenho estudado novas praticas para melhoria.

Minha mãe sempre disse “Xofanna pare de inventar moda!” – Pois é, que bom que nunca escutei.

Comentários

comments

VAI GOSTAR

10 COMENTÁRIOS

Laura Nolasco 16/08/2017 at 15:18

Amei o post e as dicas todas, as fotos estão lindas!
Acho ótimo quando lembram da dica de limpar o aparelho, todo mundo esquece principalmente com o celular e cmoo é algo que manuseamos muito faz MUITA diferença!
Beijos!
Laura Nolasco postado recentemente…Manhã de fotos com Thainá – amizade e fotografiaMy Profile

Reply
GI FIALHO 16/08/2017 at 23:17

O celular é o que causa mais vitimas! Tem um video que ensina a trocar o vidro que tbm pode estar muito aranhado!
Maravilhoso né?

Reply
Sophia Cuñado 16/08/2017 at 17:53

Adorei o post, são dicas bem reais e verdadeiras, eu ainda tento mexer no modo manual da minha câmera, mas nem sempre sai como quero, aí entra a edição. Essa coisa de limpar o aparelho é muito real, já peguei foto que fiquei olhando e pensando “essa lente tava sujinha, enm” kk Enfim, adorei!

Reply
GI FIALHO 16/08/2017 at 23:15

HAHAHAHAH “essa lente tava sujinha!” MAIOR VERDADE, tem vezes que pensamos que é o espelho mas as vezes é o aparelho mesmo.

São dicas simples mas sei a diferença que faz no final das contas!

Reply
Isabelle Felicio 17/08/2017 at 16:13

Amo fotografia e sempre tento fazer coisas diferentes com o celular. Acho que não pesquisei apps pra melhorar por preguiça, mas já mexi no modo manual dele e dá bastante diferença. Esse post me fez ter vontade de melhorar ❤ sério, já até pensei num assunto que deu vontade de pesquisar melhor.

Reply
GI FIALHO 17/08/2017 at 21:46

Ai que bom Isa!
Gosto assim, de inspirar mudanças <3

Reply
Bruna 27/08/2017 at 13:36

Mulher, que blog lindo!
Estou apaixonada por este lugar e super me identifiquei com o nome do blog ♥
Eu estou bem chocada com a diferença da foto no automático e manual e nunca havia pensado em explorar a câmera manual no meu celular, algo que definitivamente irei fazer a partir de hoje.

O que a Karly falou é verdade, é perceptível quando conversamos com um fotógrafo que ele percebe a beleza da vida de um jeito que não percebia antes.

Adorei o post, adorei o blog! Quero andar com você no recreio.

Abraços de luz

Reply
GI FIALHO 27/08/2017 at 19:53

AAAAAH VAMOS SENTAR JUNTAS? DIVIDIR TUDO?

Bruna, que bom que se identificou, fico feliz.
Obrigada

Reply
Lais 08/10/2017 at 17:20

Gi, confesso que tenho muitas dificuldades em tirar fotos na luz natural, ao livre sem ser no automático, mas cara, quanta diferença que vi nas suas fotos em automático/manual. Ficaram simplesmente lindas no manual em comparação ao automático, você explorando o lugar, ângulo, luz….obrigado mesmo por compartilhar sua experiência. Juro que irei explorar mais minha câmera depois que descobri seu blog, amei mesmo. Bjão e sucesso

Reply
GI FIALHO 11/10/2017 at 03:07

Eu ainda tenho também muita dificuldade, mas sei que a prática leva a perfeição (ou o mais próximo que for hehe).

Muito obrigada pelo carinho, te espero em breve.

Reply

Leave a Comment

CommentLuv badge

Pular para a barra de ferramentas