LUXO, EXCLUSIVIDADE E PERSONALIZADOS NA MODA.

Faz tempo que temos uma relação diferente com nossos bens, com isso produtos personalizados vem ganhando espaço e destaque, afinal eles suprem exatamente nossas expectativas e conseguem transmitir muito mais proximidade representando nossa identidade de forma original e única. Pensando sobre a questão de ser único e com isso exclusivo entrei em um conflito interno sobre o onde ficaria o luxo nisso tudo, que sobrevive vendendo a ideia de produtos com quantidades limitadas com valores exorbitantes dificultando um acesso democrático, – não só pela qualidade que é um mega beneficio – aquela coisa de possuir e ostentar .

Levei a discussão para um grupo que participo (o da modices da Carla maravilhosa Lemos) e foi muito bom observar opiniões diversas e enxergar novas saidas. Foi ali que a Thais Farage (vale o click no insta dela também) comentou “desconfio que o luxo moderno, o exclusivo, vai vir do slow fashion: vai ter pouco de cada coisa e vai vir daí a exclusividade. não acho que seja simplesmente porque é caro.”.

LUXO, EXCLUSIVIDADE E PERSONALIZAÇÃO NA MODA

Vamos escolher aquilo que nos faz genuino?

O comentario não foi só pertinente, foi esclarecedor. Iluminou minha mente de uma forma que precisei vir compartilhar. A qualidade que produtos de luxo fornecem são inquestionáveis, é um trabalho minucioso com materiais bons, mas justamente por isso não podem ser fabricados em grande escala. O problema foi que esqueci disso e associei luxo a grandes marcas elitistas. Outro comentario que vale dar reply é o da Mariana “Não vejo exclusividade nas marcas famosas, já que qualquer um pode comprar, desde que tenha dinheiro. Isso não é exclusividade. Eu encaro as marcas de luxo como um sonho de consumo, uma mera a ser alcançada, uma realização pessoal, assim como tem gente que sonha em compra um carro X, a casa própria, ou fazer uma determinada viagem. exclusividade mesmo é ter um produto único, feito especialmente parar você, o que você encontra nos pequenos ateliês e não em marcas que tem loja no mundo todo.” conseguem acompanhar meu raciocínio? O novo luxo é a personalização sim!”

Por mais que as pedrarias o simbolo de uma boutique ainda chamem mais atenção quer coisa mais incrível que um produto feito especialmente para você? Pensando nas suas necessidades, no seu gosto, na sua vivência? Adaptado a sua rotina ao seu meio? O novo luxo esta relacionado ao upcycling, ao reuso das peças. Essa ideia de exclusividade vem da personalização que é acessível a qualquer um. A roupa do brecho que você cortou as mangas, a calça do seu pai que você bordou no joelho uma rosa, o seu velho all star que você colocou glittler ate todas as manchas serem cobertas e camufladas.

Cada dia mais eu acredito que investir no slow fashion é a solução para nosso futuro. Rever nossos hábitos não é tao complicado, não precisamos deixar de gostar de moda, de fashionismos e afins, temos que adaptar esse universo a uma forma mais ética de consumir e não tem nada de complicado nisso. Existem empresas como a Farrapo que trabalham diretamente com a ideia de customização e upcycling, mas é tao simples que você mesmo pode praticar em casa, alem de outras marcas de personalizados.

Se você apoia essa ideia não esquece de compartilhar com seus amigos, marcar as tias dos bordados e comentar se conhece outras empresas ou pessoas que apostam nessa ideia! Aproveita da um like na fanpage e segue la no instagram para acompanhar tudo em tempo real!

Minha mãe sempre disse “Xofanna pare de inventar moda!” – Pois é, que bom que nunca escutei.

Comentários

comments

VAI GOSTAR

Leave a Comment

CommentLuv badge

Pular para a barra de ferramentas