Como usar tweed de forma sofisticada e jovial - Caos Arrumado

inventando moda & carimbando passaportes

MODA CRIATIVA

Como usar tweed de forma sofisticada e jovial

, por carlapietra

Criado há mais de três séculos o tweed se consagrou graças a fofa Gabrielle. Partindo da ideia genderless, pois antes de Chanel o tecido com textura áspera era usado apenas para homens. Padrões colorido, mistura de outros tecidos ele é a cara de Tailleur (palavra francesa para alfaiete).

“Não é na história dos vestidos de alta-costura, porém, que a aurora da libertação da mulher de seu status de “bem móvel” pode ser percebida; é antes nos conjuntos masculinos de tweed adotados pelas mulheres de classe média que tinham começado a ganhar seu sustento como governantas, balconistas e datilógrafas. A roupa de alfaiataria foi requisitada por essa nova força de trabalho a partir do tailleur usado pelas damas da classe alta para viagens e atividades campestres, e foi indicativa de uma mudança de paradigma que libertou a mulher do lar.” Cronologia da Moda: De Maria Antonieta a Alexander Mcqueen

(Tem um vídeo super legal -produzido pela própria grife- falando da história do casaquinho criado para oferecer mais conforto e agilidade para as mulheres da época, pra quem curte história da moda e seus afins, só clicar aqui)

Mesmo após muitos anos de sua criação, o emblemático casaquinho de tweed da Chanel continua super atual. Segundo Karl Lagerfeld, é uma daquelas peças que nunca saem de moda.

 photo 1_zps4aebumya.jpg

Para vocês que pensam que para usar a jaqueta tweed é preciso perolas e um vestido preto estão muito enganadas até porque hoje em dia além do clássico “The Little Black Jacket” o tweed incorpora saias, vestidos, macacões, entre outras many coisas contemporâneas ou clássicas.
Por ser um tecido mais pesado e com textura que tem uma cara de quentinho ele é perfeito para o outono/inverno.

Vestido com cara de meia estação (que me lembrou o New look Dior). Produção pronta que não pede acessório ou sobreposições. Com modelagem super linda, um decote transpassado e uma saia volumosa. O tweed utilizado para essa maravilha tem um tom puxado pro Riverside (que é umas das 10 cores do Outono 2016). Para completar, um scarpin prateado que da uma sensação futurística pro look.

O tweed aplicado em saias pode formar looks de diversos estilos. Entre eles uma produção romântica, com a saia rosa pastel unido a um suéter branco dão um sentimento de delicadeza e doçura pro look. Pra quebrar esse açúcar todo, o preto usado na touca, na bolsa e na meia calça geram harmonia e contraste.

Outra opção para saias de tweed é o look: gótica suave. Uma composição que poderia ser básica mas pelo tweed fica super clássica e chic, ainda mais com essas sandálias super Clueless. Difícil de errar o preto é melhor opção!

 photo 2_zpsvjvlr5xn.jpg

A jardinheira é conhecida por looks despojados, mas essa moça arrasou na classe. O tweed da peça tem um tom escuro, deixando os pontos de luz por conta da camisa branca abotoada até a gola e o sobretudo com essa cor maravilhosa. Pra completar, um logo enorme e brilhante da grife Chanel, deixando o look moderno e super fashionista. (Gola alta, óculos e Chanel. Miga isso me parece referencia Lagerfeld)

Lembram quando eu falei que para usar o casaquinho tweed não era preciso pérolas e vestido preto. Pois é, da pra fazer combinações com jeans, legging, shorts, saia entre outras. A jaqueta tweed pode fazer a diferença. O look todo jeans com o tweed com tons terrosos quebra a monocromia e deixa a produção harmônica.

Um tecido que faz parte da história da moda e da mulher. Conta pra gente qual você usaria!
E pra ficar estar por dentro de TUDO fique por dentro das redes sociais do CAOS:
fanpageinstagram @caosarrumadogoogle +bloglovin

Comente!

Carla Pietra

Comente este post!