Cidadania Italiana - As três maiores dificuldades - Caos Arrumado

inventando moda & carimbando passaportes

ITÁLIA

Cidadania Italiana – As três maiores dificuldades

, por fialhogi

Quando decidimos buscar nossa cidadania Italiana, nos deparamos com muitas dificuldades. E ok, dificuldade todo mundo passa, mas se podemos evitar é melhor! Por isso separei as três maiores dificuldades que tive na hora de tirar minha cidadania aqui na Itália.

Já compartilhei como tirei minha cidadania Italiana em apenas 3 semanas, pois é, imaginem se não tivesse passado por todas essas dificuldades como seria ainda mais fácil.

Optei por reconhecer minha cidadania aqui na Italia sem o auxilio de terceiros, ou seja na cara e na coragem. No final do ano de 2017 foram mais de mil cidadanias feitas por agências canceladas no Brasil.

Esse foi um dos motivos que me fizeram optar por tirar a cidadania sozinha, assim como o valor. Somando todos os documentos e apostilamentos não gastei nem metade do valor de um plano por uma consultoria, a única coisa que investi foi um curso preparatório em video que falei mais no post de como tirei minha cidadania.

Com tudo isso vou compartilhar as 3 maiores dificuldades para reconhecer a cidadania Italiana.

 

  • ENCONTRAR OS DOCUMENTOS

No meu caso foi a certidão de casamento do meu bisavô paterno. Meu avô apesar de muito lúcido não lembrava a data exata. Fizemos uma busca pelos cartórios da região, encomendamos online, com o um tempo de 10 anos, cinco para trás e cinco para frente da data suposta pela família, exemplo: Suponha-se que o documento foi timbrado no ano 1935 pedimos uma busca de 1930 a 1940.

Nossa maior dificuldade nesse momento foi a fiscalização do serviço nos cartórios, a maioria não respeitou o prazo e tínhamos que cobrar respostas. Mas no final das contas deu tudo certo e encontramos pessoas dispostas a nos ajudar.

 

 

  • CERTIDÃO NEGATIVA DE NATURALIZAÇÃO

Quando estava no Brasil buscando os últimos documentos esse foi o mais complicado, porque na época o site que responsável por emitir essa certidão estava fora do ar. Acabei embarcando para a Itália sem esse documento.

Quando cheguei aqui a Comune de muita boa vontade pediu para o consulado Brasileiro e consegui. Demorou um pouco mais para iniciar meu processo. Porém, a boa notícia é que o site da certidão negativa de naturalização está funcionando perfeitamente novamente.

 

  • TRADUÇÃO JURAMENTADA

Paguei uma fortuna! Essa foi uma das maiores dificuldades, isso porque fiz em São Paulo que é uma demanda absurda. Um amigo meu fez na mesma época e pagou a metade com uma empresa de Minas Gerais.

Fica a dica para sempre verificar a índole da empresa, buscar testemunhos de pessoas que utilizaram do serviço, e claro se for utilizar os correios lembre-se de rastrear os pacotes para nao perder seus documentos.

 

Optar por fazer o processo sozinha pode parecer loucura, mas foi a melhor escolha que poderia ter feito. Na verdade o que me guiou em todo esse processo foi um curso online que fiz, parece bobagem, mas assistia os vídeos nos intervalos do emprego, no metrô a caminho de casa e isso me deu confiança para saber exatamente o que estava fazendo e me esperando.

Essa é uma opção mais barata e que sempre indico a amigos que pensam em fazer esse processo. O custo benefício é sempre 10! Recomendo a leitura do post de como tirei minha cidadania em 3 semanas, porque lá eu conto todos os detalhes.

E se você tem alguma dica ou dúvida sobre o processo não hesite em comentar ou entre em contato.

Comente!

Gi Fialho

Comente este post!