inventando moda & carimbando passaportes

ROTEIRO

Como funciona o transporte público na Itália

, por fialhogi

Uma das grandes questões de quem vem para a terra da pizza é como funciona o transporte público na Itália, afinal não tem cobrador e muito menos catraca, mas isso não quer dizer que você não tenha que comprar seu bilhete validado.

Não entendeu nada? Respira fundo que nesse post vou te apresentar as diversas formas públicas de se locomover pela Itália e como funcionam, quanto custa e os cuidados que deve ter para evitar imprevistos indesejados!

cidadania italiana – como saber se tenho direito?

Cada cidade possui seu próprio sistema de transporte público que podem ser: Ônibus (Pullman) | Trem (Treno) | Metro (Metropolitana). Algumas outras, que são muito pequenas, por vezes não tem nenhuma das 3 (O caso de San Mauro Pascoli).

É comum aqui na Italia que as pessoas possuem seus próprios meios de transporte, carro ou bicicleta, porque pode até não ter uma vasta linha de ônibus, mas a ciclovia não falta!

ONIBUS | PULLMAN

Como funciona o transporte público na Itália

Na maioria das vezes esse é o transporte comum entre as cidades, pelo menos uma linha, varia conforme demanda.

Como funciona a linha | rota? Cada região tem uma empresa que gere as linhas e ônibus, vou exemplificar com a da Emilia Romagna que é onde vivo, mas funciona igual para todas. De Milão a Sicília.

Cada empresa libera duas vezes por ano (uma no inverno e uma no verão) uma lista de linhas com os pontos de fermata, nele você tem os horários, numero do Onibus e onde ele para, voce encontra gratuitamente em tabacarias e nos sites.

Você percebe que tem horários que a linha não passa em determinadas fermatas, exemplo é se eu quiser ir para Rimini Ospedale, eu preciso pegar o ônibus das 6:35 em San Mauro Mare, porque o ônibus das 7:08 chega só até V. Roma.

Quanto custa | onde comprar? Você pode comprar em uma Edicola (Banca de Jornal) ou em uma Tabacaria (tem um grande letreiro de T). É importante comprar primeiro de acordo com a zona em que você vai descer, e validar assim que entrar.

A validação é importante porque caso não, é possível que leve uma multa, afinal não tem cobrador e esse é o único sistema de controle, você nunca sabe quando vai subir um fiscal para conferir.

Os valores normalmente soa 1,50 até 2,20, mas variam muito de acordo com a zona.

E claro que existem outros tipos de bilhete que são chamados de abonamento, o bilhete normal é válido por 60 minutos os abonamentos são válidos a partir de 24hrs.

TREM | TRENO

Como funciona o transporte público na Itália

A Itália se liga por meio das ferrovias, você pode ir de Milão a Napole de trem, e existem vários tipos e valores, cada um de acordo com a necessidade do consumidor.

A empresa que cuida da maior parte dos trens que circulam pelo país é a Trenitalia, tanto no site quanto no aplicativo você encontra informações sobre qual trem pegar.

pela janela | passeios de trem pela itália

Você pode comprar em máquinas, não esquecendo que é preciso VALIDAR no mesmo sistema que os ônibus, ou no aplicativo e mostrar o QRCODE ou imprimir a passagem do seu e-mail. Essas são as únicas formas.

Com o número do trem você vai procurar o letreiro e vão ser divididos de duas formas PARTENZA | ARRIVO.

Partenza é a estação inicial e Arrivo é a estação final, confirme isso, horária e número do trem, no canto direito vai estar estar escrito BINARIO e um número. Binario quer dizer plataforma.

FIQUE ATENTO ! Algumas estações possuem binários com os mesmos números com diferença de ser EST ou LEST, se perceber alguma abreviatura ao lado do número, pergunte a um funcionário da estação.

O preço de cada passagem varia conforme o tanto de estrada que você vai percorrer.

REGIONALE: São os trens comuns de rotina, não costumam cobrir uma grande distância e param em todas as estações do caminho. Costumam ter um valor baixo e costuma ter um tempo de viagem MUITO longo.

REGIONALE VELOCE: A diferença é que esse pula as estações menores e foca em estações médias das províncias. Costumam ter um valor baixo, e um tempo de viagem longo.

intercâmbio – curiosidades sobre a itália

FRECCIA BIANCA: circulam em linhas tradicionais fora da rede de alta velocidade, garantindo conforto e serviços de qualidade. Os 40 trens por dia disponíveis conectam médios e grandes centros, das 5 às 21 horas. Costuma ter um valor médio , mas tem um tempo de viagem longo.

FRECCIA ARGENTO: eles cobrem a linha de alta velocidade e linhas tradicionais que viajam até 250 km / h. Você tem 48 conexões diárias entre Roma e algumas das principais bacias metropolitanas do Norte e do Sul do país. O tempo de viagem é um pouco menor e por isso o valor do bilhete começa a alçar.

FRECCIA ROSSA: eles são trens viajando até 300 km / h. 201 conexões por dia com horários convenientes e freqüentes. Mais de 100 Frecciarossa por dia em serviço entre Roma e Milão 48 entre Milão e Veneza e 26 entre Roma e Veneza, dos quais 4 continuam para o Aeroporto de Fiumicino. O bilhete costuma custar bem mais caro e so para em grandes estações de trem, as viagens são rápidas.

FIQUE ATENTO 2! Não aceite ajuda de estranhos, fique muito atento a seus objetos e pertences, casos de furto costumam acontecer ou pessoas de cobrança pela ajuda que você confundiu com gentileza.

METRÔ | METROPOLITANA

As cidades maiores e mais modernas costumam ter também uma linha de metrô, Milão e Roma possuem a mais vasta linha e mesmo assim fica faltando uma parte.

Isso porque toda vez que eles começam a cavar para construir uma nova rede, acabam encontrando relíquias milenares. Deve ser difícil né?

A diferença maior entre o metrô BR X IT é que em alguns lugares não tem catraca, mas é sempre previsto que você valide seu bilhete e continue com ele até o final do trajeto.

O valor varia de 1,70 até 3,00 euros e você pode comprar apenas nas máquinas da estação. As rotas são fáceis de serem percebidas e funcionam como no Brasil, linha por cor mais o nome das paradas.

UMA DICA PARA SALVAR VIDAS: NÃO JOGUE FORA SEU BILHETE DE ÔNIBUS, TREM OU METRÔ ENQUANTO NÃO CHEGAR AO SEU DESTINO, VOCÊ PODE PRECISAR DELE!

Me diz se não ficou muito fácil planejar seu itinerário e nao perder nenhum detalhe da cidade que escolheu, me conta aqui nos comentários se você já passou por algum perrengue em viagem.

Acompanhe o Caos Arrumado nas redes sociais, tem sempre um conteúdo exclusivo direcionado para cada plataforma.

Instagram @caosarrumado – Pinterest /caosarrumado – Facebook /caosarrumado – Google + /caosarrumado – Youtube /Caosarrumado – IGTV @caosarrumado 

E se me perguntarem “O que mais gosto de fazer nessa vida?” é fácil: inventar moda e carimbar o passaporte. Inscreva-se na newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Comente!

Gi Fialho

Comente este post!