BARCELONA: UM MAR MEDITERRÂNEO CORTANDO O HORIZONTE

Ha alguns dias convidei um amigo para compartilhar suas viagens e ele topou, então agora te convido  a embarcar de mala e cuia com a gente nessa serie de posts incriveis começando por Barcelona.

 

“ Arquitetura, belas praias, pessoas bonitas, comida maravilhosa. São incontáveis as qualidades que Barcelona, na Espanha, possui. Felizmente, tive a oportunidade de passar alguns dias na cidade da paella no começo do ano e garanto: a melhor viagem que fiz nos últimos tempos”.

Era início de Fevereiro quando cheguei a Barcelona e desembarquei na estação de metrô Passeig de Grácia, na avenida central que leva o mesmo nome. Respirei fundo, olhei ao redor e pensei “Europa, voltei!”. O vento frio do final do inverno abriu meus olhos para a primeira obra de arte: a Casa Battló, um edifício diferente de tudo já visto, presente do mestre Gaudí para a cidade. Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha, perdendo somente para a aclamada capital Madri. Devido à sua localização privilegiada no mapa, funcionou como porto durante muito tempo, tendo como função principal ser o elo entre a Europa e o mundão afora. Em razão desse benefício geográfico, basta uma pequena caminhada pelo bairro gótico para entender o quão multicultural esse paraíso pode ser. Em suas ruas, largas e com prédios sinuosos, fiquei encantado com tamanha grandiosidade. Na praia, conhecida como Barceloneta, não é raro vermos alguns locais tomando sol (alguns até vestidos!), pessoas fazendo exercícios físicos e restaurantes típicos com uma comida simplesmente divina.

Da orla, podemos observar o mar mediterrâneo azul cortando o horizonte, contrastando com o colorido que Barcelona exibe naturalmente.

BARCELONA

Antoni Gaudí

Não há como descrever Barcelona sem falar de seu maior gênio arquitetônico: Antoni Gaudí. O arquiteto modernista catalão é responsável pelas maiores atrações da cidade. Através de sua ótica, Gaudí criou o conceito perfeito entre arquitetura, natureza e religião. Partindo desse princípio, ele presenteou a cidade com diversas obras, as quais tornaram-se eternas e conhecidas mundialmente, como a famosa Sagrada Família, a Casa Battló e o Park Guell, que viraram cartões postais da cidade por tamanha genialidade.

Sagrada Família

Talvez a catedral mais famosa da Espanha. Sua construção foi iniciada em 1882 e assumida por Gaudi no ano seguinte, que dedicou ao monumento seus últimos 40 anos de vida. A construção se prolongou até a Guerra Espanhola, quando foi interrompida devido ao conflito, e até o momento, não foi finalizada. Então, ao passar pela igreja, não se assuste com a quantidade de andaimes e placas: a construção dela só será finalizada em 2026! Mas, garanto: vale muito a pena a visita. O interior da Sagrada Família é de uma arquitetura única, capaz de deixar qualquer um de boca aberta.

BARCELONA

Onde ficar?

Uma boa pedida é se hospedar próximo à estação Passeig de Grácia e Praça da Catalunya. De lá, dá para chegar praticamente a qualquer ponto turístico a pé, e os locais são extremamente movimentados, cheios de  mercados, restaurantes e lojas. Garanto que até o transporte público será dispensável caso fique próximo dessas redondezas.

Comer, Comer!

Comer é uma das melhores cosias em uma viagem, e devo dar destaque para a culinária mediterrânea de Barcelona. Por ser uma cidade litorânea, conta com muitos alimentos e frutos do mar fresquinhos, prontos para serem degustados. Podemos dar destaque para o famoso prato tradicional do local: a paella (ou paeja), um risoto feito com frutos do mar e açafrão. Mesmo tendo origens em Valência, o prato também tem seu lugar ao sol em Barcelona, e pode ser degustado pelos turistas em quase todas as esquinas, em preços que cabem nos bolsos. Uma refeição, por exemplo, sai por 10 euros em alguns restaurantes. Uma delícia!

BARCELONA

Barcelona é uma cidade para ser feita a céu aberto, para que se possa conhecer cada esquina. Além disso, parece ser projetada para todos os gostos e tribos: possui parques, museus históricos, praia, uma noite animadíssima e muitas lojas para aqueles que não conseguem levar uma lembrancinha para casa. Então, se pretende viajar para a Europa, mas quer sair um pouco do combo “igreja e café”, saiba que Barcelona pode te oferecer muito mais. Fica a dica!

Rafael NonatoFACEBOOK x INSTAGRAM

Minha mãe sempre disse “Xofanna pare de inventar moda!” – Pois é, que bom que nunca escutei.

Comentários

comments

VAI GOSTAR

Leave a Comment

CommentLuv badge

Pular para a barra de ferramentas