inventando moda & carimbando passaportes

VIVER NA ITÁLIA

Cidadania Italiana – Como saber se tenho direito?

, por fialhogi

A Cidadania Italiana é um sonho para muita gente, porém muitas dessas pessoas nem procuram tentar requerer a cidadania por falta de informação.

Antigamente o processo era longo e burocrático, hoje graças a algumas novas leis e a facilidade de encontrar algumas certidões está mais fácil que nunca.

reconhecer cidadania italiana em 3 partes!

Existem várias formas de conseguir a cidadania Italiana, mas nesse post vamos tratar sobre a cidadania Jus sanguinis – “direito de sangue” princípio pelo qual uma cidadania pode ser reconhecida a um indivíduo de acordo com sua ascendência.

A primeira coisa que temos que conferir e se você tem direito, tecnicamente qualquer descendente de Italiano tem direito a cidadania Italiana, sem limites de geração. Você pode pedir Cidadania pelo seu pai ou pelo seu tataravô.

Cidadania Italiana - Como saber se tenho direito?
Cidadania Italiana - Como saber se tenho direito?
Cidadania Italiana - Como saber se tenho direito?
Cidadania Italiana - Como saber se tenho direito?

Porém existem dois casos específicos que saem da curva de aprovação. A Constituição Italiana que vigorava até o ano de 1948 não tratava as mulheres em par de igualdade com os homens, caso uma mulher antes desta data se relacionasse com cidadão de outra nacionalidade (Brasileiro) e com ele tivesse um(a) filho(a), este(a) filho(a) não teria direito à cidadania italiana.

Com a nova Constituição Italiana aprovada em 1948, os filhos de mulher italiana teriam o mesmo direito automático à cidadania italiana por sangue como se fossem filhos de homens italianos.

cidadania na itália – como tirei a minha em 3 semanas

Esse pequeno detalhe limita até hoje os Comuni italianos, por obrigação legal, não podem reconhecer a cidadania italiana jus sanguinis se houver um filho de mulher na linha ancestral se esta mulher tiver parido o filho antes de 1948.

Mas não se preocupe, apesar de mais burocrático, através de sentenças, o direito ao reconhecimento da cidadania Italiana via materna já é possível.

Cidadania Italiana - Como saber se tenho direito?
Cidadania Italiana - Como saber se tenho direito?

No Brasil, moram cerca de 30 milhões de descendentes de italianos, que são potenciais candidatos a adquirirem a cidadania do país europeu, e se você é um deles, não perca mais tempo, conquiste sua cidadania AGORA!

O Santa Cittadinanza é uma empresa de pesquisa e busca certidão de batismo, nascimento ou casamento do seu antepassado italiano, além de outros serviços para auxiliar o seu processo. Entre em contato ou nos mande um e-mail para contato@santacittadinanza.com, aqui você está mais próximo que nunca da sua santa cittadinanza!

Esse post foi publicado originalmente em 30 de Janeiro no blog do Santa Cittadinanza.

Comente este post!