inventando moda & carimbando passaportes

VIVER NA ITÁLIA

cidadania Italiana – dúvidas frequentes

, por fialhogi

Toda vez que digo que consegui minha cidadania Italiana em 3 semanas surgem uma série de dúvidas quanto a veracidade desse processo.

Por motivos óbvios não vou expor os documentos na internet, mas garanto a você leitor que jamais compartilharia algo que realmente não tivesse certeza.

Em um post específico comentei como consegui a cidadania Italiana em 3 semanas, e não acho que eu seja um caso raro e esporádico, acredito que são essas duvidas frequentes que impedem mais relatos como os meus.

leia+ reconhecer cidadania italiana em 3 partes!

Li em um grupo de cidadania que meu post foi vago, tentei ser o mais sucinta possível, porque algumas vezes esses posts longos e cheios de detalhes mais me atrapalharam que ajudaram, mas isso é muito pessoal, e foi justamente por isso que investi em um curso sobre, porque era o valor que tinha disponível mais muita força de vontade.

COMO CONSEGUIR RESIDÊNCIA EM COMUNE PEQUENA SEM FAMILIARES

A residência é um documento que atesta que você mora e participa daquela comunidade e ela é essencial para a cidadania.  Se você não vive e contribui, como pode ser cidadão?

A maior dificuldade de quem vem é não conseguir atestar renda, afinal, você ainda está no Brasil! Algumas agências imobiliárias nesses casos pedem um valor adiantado como depósito.

Em cidades menores como San Mauro Pascoli ou cidades estudantis temos uma vantagem, além do aluguel ser bem mais em conta, o processo pode ser mais fácil.  Claro que, provavelmente você deva abrir mão de alguns confortos.

Vou exemplificar pela minha cidade: Aqui temos uma casa, onde o dono loca alguns quartos para estudantes e pessoas que vem fazer a cidadania. A vantagem além do valor, é que você diminui drasticamente a burocracia de locar um imóvel aqui na Italia, porque pode vir como hóspede.

leia+ cidadania italiana – as três maiores dificuldades

Os documentos necessários para a residência são: passaporte, ospitalità (se preferir um quarto) ou contrato de locação, permesso di soggiorno. Leve tudo isso a comune no ufficio anagrafe e espere até 45 dias para o Vigile passar e confirmar.

Reconhecer cidadania italiana - passaporte italiano - viver na italia

VANTAGEM DE FAZER COM UM ASSESSOR

A vantagem de um assessor é que você só vai aproveitar e assinar onde ele mandar. Ele resolve tudo para você, residencia, aluguel, hospedagem, documentos… Você literalmente paga para nao ter dor de cabeça.

Porém cuidado! Em 2017 mais de mil passaportes foram cancelados por conta de agências e assessores que burlavam o sistema Italiano.

SER FLUENTE EM ITALIANO

Não precisa não! A primeira vez que vim para Itália, para estudar, só sabia falar “Ciao” e “Andiamo”.  Tudo que aprendi foi vivendo e hoje entendo 100% e tirando alguns erros, posso dizer que sou fluente.

Apesar de ter feito 3 meses de aula particular, aprendi Italiano com o Simpsons. Enquanto estudava deixava a TV ligada passando o desenho: uma linguagem fácil, cotidiana e com imagens ilustrativas.

Esquece essa coisa de falar certinho, você precisa se comunicar, passar uma mensagem. Não importa se no começo não tem concordância, plural ou artigos definidos, na vivência você aprende.

Eu citei Simpsons, mas pode ser sua série favorita, e claro, existem aplicativos como o DUOLINGO que podem te ajudar.

Se você tem mais alguma dúvida ou não fui clara o suficiente não pense duas vezes, deixe sua pergunta nos comentários ou entre em contato via formulário.

Acompanhe o Caos Arrumado nas redes sociais, tem sempre um conteúdo exclusivo direcionado para cada plataforma.Instagram @caosarrumado – Pinterest /caosarrumado – Facebook /caosarrumado – Google + /caosarrumado – Youtube /Caosarrumado – IGTV @caosarrumado 

E se me perguntarem “O que mais gosto de fazer nessa vida?” é fácil: inventar moda e carimbar o passaporte. Inscreva-se na newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Comente este post!

  • Marcelli

    Conheci agorinha teu blog, mas já estou amando demais! Com toda certeza vou explorar mais por aqui rs
    Meu namorado esta buscando tirar a cidadania e até o próximo ano ele quer estar com tudo pronto, espero que o processo seja tranquilo, alias ele já tem todos os docs o que tornou tudo mais fácil.

    http://yeah-dreamhigh.blogspot.com/

    responder
    • Gi Fialho

      Oi Marcelli tudo bem?

      O mais complicado é encontrar os documentos, depois disso é tudo mais fácil!

      responder