inventando moda & carimbando passaportes

VIVER NA ITÁLIA

Documentos para Cidadania Italiana

, por fialhogi

Listamos quais documentos são necessárias para pedir a cidadania Italiana, tanto aqui na Italia quanto no Brasil para o processo de jus sanguini. Separamos tudo que você deve saber antes de começar a separar os documentos no Brasil ou na Itália via busca de certidões.

Caso não saiba se você tem direito à concessão da cidadania italiana, acesse nossa página sobre direitos e detalhes da cidadania italiana.

  • Localidade de nascimento: normalmente quando o nome de uma província aparece nos documentos brasileiros não quer dizer que o imigrante nasceu na capital da província. Isso porque era normal que os imigrantes declarassem o nome da província como local de nascimento e não o nome do município.
  • Sobrenome e nome corretos: é imprescindível atentar para a grafia, muitos nomes e sobrenomes sofreram alterações quando chegaram no Brasil. Mas não se preocupe, esse é apenas um detalhe, mesmo que tenha alterado, você ainda tem direito.
  • Data de nascimento: lembre-se que quanto mais informações você tiver, melhor, afinal, não é obrigação do Comune fazer pesquisas desse tipo.
  • Filiação: não é uma informação primordial, mas facilita na hora de identificar algumas das informações anteriores como a grafia correta do sobrenome e também pode ser solicitado.

cidadania na itália – como tirei a minha em 3 semanas

Documentos para Cidadania Italiana.

Documentos para cidadania por via materna e paterna:

Os documentos necessários para a cidadania italiana dependerão de quem é seu ascendente italiano. Quanto mais distante na árvore genealógica esta o ascendente, mais documentos serão necessários, pois todos os documentos dos descendentes italianos até o requerente deverão estar no processo de solicitação.

Documentos para cidadania italiana referentes ao ascendente italiano:

Todos as certidões dos documentos para cidadania italiana devem ser emitidas em Inteiro Teor. Este tipo de documento possui mais informações do que a certidão normal, sendo necessária para o processo de cidadania.

cidadania italiana – como saber se tenho direito?

Documentos para cidadania italiana referentes ao requerente:

  • Ficha de Cadastro;Comprovante de residência recente e nominal;
  • PARA REQUERENTES NO BRASIL: Serão aceitos: contas de energia elétrica, água, gás, boleto de instituição de ensino no qual conste claramente o endereço, folha de rosto da última declaração do IR, inscrição no CPF;
  • PARA REQUERENTES NO BRASIL: Contracheque recente da aposentadoria, certidão expedida pelo cartório eleitoral contendo o endereço do eleitor;
  • PARA REQUERENTES NO BRASIL: Cópia simples do documento de identidade (R.G). Deverão ser apresentados também os documentos de identidade dos filhos menores.

Apostilamento de documentos para cidadania italiana

O Apostilamento de documentos e traduções (antiga legalização dos documentos que foi abolida) é parte fundamental para todos os processo de obtenção da cidadania italiana. Os documentos deverão estar exatamente como o padrão que o consulado italiano exige. Uma das etapas para os documentos se adequarem ao padrão exigido é o apostilamento dos documentos em um cartório habilitado na cidade de residência do requerente.

No Brasil, moram cerca de 30 milhões de descendentes de italianos, que são potenciais candidatos a adquirirem a cidadania do país europeu, e se você é um deles, não perca mais tempo, conquiste sua cidadania AGORA!

O Santa Cittadinanza é uma empresa de pesquisa e busca certidão de batismo, nascimento ou casamento do seu antepassado italiano, além de outros serviços para auxiliar o seu processo. Entre em contato ou nos mande um e-mail para contato@santacittadinanza.com, aqui você está mais próximo que nunca da sua santa cittadinanza!

Esse post foi publicado originalmente em 30 de Janeiro no blog do Santa Cittadinanza.

Comente!

Gi Fialho

Comente este post!