ISEE - OBTENHA BENEFÍCIOS E PAGUE MENOS TAXAS -

Documentos

ISEE – OBTENHA BENEFÍCIOS E PAGUE MENOS TAXAS

, por fialhogi

O ISEE ou indicadores econômicos equivalentes é um documento para obter bônus/descontos ou benefícios sociais aqui na Itália. Na prática, é a “carteira de identidade” econômica do seu núcleo familiar, que tutela todas as pessoas listadas nesse documento.

Essa é uma dica que eu gostaria de ter recebido quando voltei a morar na Itália. Esse documento pode SALVAR finanças!

Se você está planejando se mudar para Itália ou já mora aqui e ainda não correu atrás do seu ISEE, lembre-se de fazer o quanto antes, esse não é um documento obrigatório, mas ele é fundamental.

COMO FUNCIONA O ISEE?

O ISEE é utilizado para medir o “nível econômico geral” da unidade familiar, considerando – com algumas exceções – todos os itens de “riqueza” atribuíveis a essa mesma unidade, como imóveis, receitas financeiras, rendas diversas, etc.

O ISEE é calculado com base nos dados indicados na Declaração Única de Substituto (DSU) e permanece válido até 31 de dezembro do mesmo ano em que o DSU foi apresentado. Por isso é importante você atualizar todos os anos. O ISEE de 2021 vai ser feito em cima de dados de 2019.

QUEM PODE FAZER?

Todos os cidadãos residentes na Itália que desejam acessar benefícios sociais, concessões ou vários bônus podem se inscrever para o ISEE.

A inscrição acontece acontece em alguns órgãos responsáveis como Centro Assistenza Fiscale (CAF ou CAAF), CGIL (Confederazione Generale Italiana del Lavoro) ou até mesmo no Patronato.

No meu caso fiz pelo no commercialista (contador), não recomendo fazer sozinha porque pode dar algum problema. Outro detalhe é que esse documento não é a mesma coisa que Imposto de renda.

PARA QUE SERVE O ISEE?

Usando alguns exemplos práticos, o ISEE deve ser feito sempre que desejar obter:

  • Descontos nas contas de gás, água ou luz (ou seja, os chamados bônus sociais);
  • Concessões para deficientes;
  • Descontos nas tarifas de Telecom e RAI;
  • Descontos em transporte público;
  • Benefícios para menores (por exemplo, o bônus do bebê).
  • Descontos em taxas universitárias;
  • Desconto no pagamento de ticket de saúde (exames e consultas com especialistas)

Se o documento não estiver atualizado, você não só não terá acesso aos benefícios de sua faixa, como também será cobrado pela taxa mais alta mesmo que não pertença a ela.

leia + quanto custa? mercado na itália | viver na itália

QUAIS SÃO OS TIPOS?

Além do “padrão” ou “comum”, os tipos variam dependendo do serviço necessário, e cada um pode assumir diferentes métodos de cálculo:

  • ISEE Università, para acesso a benefícios de direito a estudos universitários;
  • Saúde Social ISEE, para acesso a serviços sociais e de saúde, como assistência domiciliar para pessoas com deficiência e / ou pessoas não autossuficientes ou para internações em residências sociais e de saúde protegidas;
  • ISEE Menores, para os benefícios subsidiados para menores filhos de pais solteiros e que não coabitem.

Para fazer o documento é preciso fazer Stato di famiglia e declarar sua média de rentabilidade no ano, o famoso redito annuale. Quanto maior ele menores serão os benefícios.

Acompanhe o Caos Arrumado nas redes sociais, tem sempre um conteúdo exclusivo direcionado para cada plataforma.

Instagram @caosarrumado – Pinterest /caosarrumado – Facebook /caosarrumado – Google + /caosarrumado – Youtube /Caosarrumado – IGTV @caosarrumado 

E se me perguntarem “O que mais gosto de fazer nessa vida?” é fácil: inventar moda e carimbar o passaporte. Inscreva-se na newsletter e não perca nenhum conteúdo

Comente este post!