MINHA SAGA ITALIANA - ONDE TUDO COMEÇOU - Caos Arrumado

Documentos

MINHA SAGA ITALIANA – ONDE TUDO COMEÇOU

, por fialhogi

Adiei minha Saga Italiana quase que dois anos porque não sabia por onde começar, e digo adiei porque do dia em que decidi que ia conquistar, demorou dois anos para de fato iniciar o processo do primeiro documento.

Talvez você se identifique com esse porém, talvez por dinheiro, talvez por um documento que sumiu, no meu caso foi porque não sabia nem por onde começar.

Já tinha revirado todos os posts e videos do youtube (na época tinham bem menos) e eu não conseguia entender, eram tantas informações que me perdi.

Sabe quando você abre a geladeira e ela está cheia, você com muita fome mas, não sabe o que comer? Era exatamente assim que eu me sentia.

A única coisa que tinha certeza era que queria fazer 100% sozinha justamente porque já tinha alguns privilégios que facilitaram essa decisão e baratearam o processo.

cidadania na itália | histórias de giovana penatti

Eu sempre digo que a forma como consegui minha cidadania é muito única, quase não encontro casos parecidos. O processo é o mesmo que o seu mas, tive muitas facilidades.

Como não sabia por onde começar minha saga Italiana, fui até meu avô, afinal tudo começa dele! Foi parar na Itália porque minha conexão com a Itália é desde o berço.

A maioria das pessoas vem porque querem melhorar de vida, eu vim porque a Itália estava presente na minha vida, fazia sentido voltar.

Lembro de todo fim de tarde muito pequena meu avô, com aqueles olhos azuis claros e brilhantes, contando histórias sobre meu bisavô: sobre como ele saiu de Udine, mais precisamente, Prepotto e chegou no Brasil.

MINHA SAGA ITALIANA - ONDE TUDO COMEÇOU

Sobre a Vila Romana de São Paulo ter seu próprio dialeto, sobre como um Snidei conheceu uma Pacchioni (minha vó), como todas essas familias Italianas se encontravam, como nossa vida estava intrínseca a toda essa herança.

Fosse no almoço com capeletti na manteiga (prato que a família Fialho, que é meio Nordista e meio Nordestina, com seus coentro e salsinha, não entendia) até a primeira vez que de fato escutei sobre a cidadania.

Acho que em 1999 um tio meu decidiu que iria iniciar o processo da saga Italiana. Porém antigamente era muito complicado e descobrimos um detalhe que fez com que meu tio decidi-se arquivar os planos. Nosso nome tinha sido alterado.

Já tinha escutado essa história, meu avô contou uma vez que o senhor que recebeu meu bisavô comeu uma das letras e transformou nosso sobrenome.

MINHA SAGA ITALIANA - ONDE TUDO COMEÇOU

A a cidadania esteve sempre presente nos assuntos da família, era o sonho do meu avô ver nossas raizes de volta para a Itália, e sem querer começou a se tornar o meu. A saga Italiana.

Nunca foi algo forçado, toda essa tradição e herança sempre me fizeram ter vontade de ter a cidadania, ainda não sabia o que faria com ela mas, sabia que em algum momento da minha vida faria mas, estava longe das minhas possibilidades financeiras da época.

Meu maior orgulho foi sempre saber de onde vim e sei que isso é um GRANDE privilégio. Porque a história escrita do Brasil apagou, ignorou, queimou a história de muita gente.

Pense em quantos documentos não foram registrados porque essas pessoas eram tratadas como mercadoria? Ancestralidade é algo muito importante de se sentir e também de registrar-se. Eu sinto muito por quem não tem escolhas.

você nem parece brasileira

Começo de 2015 quando decidi fazer minha cidadania, vim para Itália sem nenhum documento, curei Shoes Designer e não dei entrada no processo. Perdi quase dois anos da minha Saga Italiana na Itália porque não me organizei.

Final de 2016 sabendo que queria voltar para a Itália voltei para meu avô e perguntei se ele tinha os documentos do bisô, sem pretensões. Ele me deu uma foto, uma certidão de obito e o local da de casamento e nascimento (Itália) dele.

E assim, comecei a saga italiana que foi menos emocionante do que você imagina (foi mais estressante). Então se você está se perguntando por onde começar, comece na sua recordação mais antiga, ali você vai encontrar o quem ou o que vai te ajudar.

SAGA ITALIANA – VOCÊ JÁ SABE POR ONDE COMEÇAR A SUA?

Acompanhe o Caos Arrumado nas redes sociais, tem sempre um conteúdo exclusivo direcionado para cada plataforma.

Instagram @caosarrumado – Pinterest /caosarrumado – Facebook /caosarrumado – Google + /caosarrumado – Youtube /Caosarrumado – IGTV @caosarrumado 

E se me perguntarem “O que mais gosto de fazer nessa vida?” é fácil: inventar moda e carimbar o passaporte. Inscreva-se na newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Comente este post!