Algoritmo do Instagram como funciona? Tudo sobre - Caos Arrumado

INSTAGRAM

Algoritmo do Instagram como funciona? Tudo sobre

, por fialhogi

Como funciona o Algoritmo Instagram? Plataformas sociais como o o próprio Instagram tornaram-se os principais canais de comunicação. A vantagem de poder alcançar 24 horas por dia seu potencial publico é maior do que qualquer outra forma de publicidade convencional, afinal está na palma da mão e as oportunidades de envolvimento são ainda maiores.

Entender o Algoritmo do Instagram é importante para compreender como a plataforma premeia quem estimula as interações que o Instagram considera importante. Parece confuso mas, juro que não é.

QUAIS OS PRINCÍPIOS DO INSTAGRAM?

E como o Algoritmo do Instagram interpreta o comportamento do usuário?

  • VISUAL
  • INTERATIVO
  • CRIATIVO
  • MOVÉL
  • ATUALIZADO
baixe-presets-gratuitos
Baixe Presets Gratuitos – Toque aqui!

Quer dizer que toda forma de criação (imagem ou video) que sigam esses cinco princípios vai ser recompensada com alcance orgânico. Mesmo que mil pessoas te sigam não quer dizer que as mil pessoas vão receber o seu conteúdo na timeline deles.

Você já parou para pensar como a plataforma Instagram sobrevive? Afinal mesmo com acesso ela fatura os milhões de dólares? A resposta é a publicidade que passa na sua timeline, entre os stories e até mesmo no IGTV.

Dois pontos importantes devem ser levados em consideração nesse momento:

  • Se o serviço é gratuito, quer dizer que você é o produto
  • Não existe publicidade sem audiência (pessoas)

Então para o Instagram ganhar dinheiro ele precisa transmitir publicidade, e para transmitir publicidade ele depende de pessoas cadastradas. Agora tudo fez mais sentido né?

Algoritmo do Instagram como funciona? Tudo sobre

Então como atrair pessoas interessadas para dentro da plataforma para que sejam impactadas com pela publicidade que mantem viva a plataforma? Através do conteúdo relevante! Logo o Instagram DEPENDE DOS CRIADORES DE CONTEÚDO PARA ATRAIR AUDIÊNCIA.

como melhorar o engajamento no instagram utilizando o pinterest

Nunca uma plataforma foi tão acessível e democratica, qualquer um pode produzir conteúdo basta ter um celular e internet, por isso a própria plataforma desenvolveu um mecanismo para filtrar aquilo que deve ser “premiado” com alcance. Isso é o Algoritmo do Instagram.

Alcance é a moeda do Instagram, empresas pagam pelo alcance, para impactar o máximo de pessoas possíveis e aumentar as oportunidades. Quanto maior o número de pessoas que chegam no seu perfil, maior a possibilidade de conversão.

Algoritmo do Instagram

Algoritmo do Instagram como funciona? Tudo sobre

Por isso é inteligente e fundamental entender como funciona o algoritmo para melhorar seu alcance sem precisar pagar. O mecanismo do algoritmo do Instagram funciona premiando com alcance posts e perfis quando ele percebe uma grande interação entre o usuário e você. Isso é conhecido como engajamento.

Em outras palavras ele valoriza posts e perfis com grandes números de likes, comentário e outras formas de envolvimento entre o usuário e sua conta como: Dm, salvamento, compartilhamento, resposta a enquetes nos stories, media diaria de seguidores, citações em outras contas…

Existem duas grandes suposições sobre a forma de premiação do Algoritmo do Instagram:

  1. Que existem interações que valem mais que outras – Exemplo: Posts com grandes números de salvamento (mesmo com poucos comentários) tem melhor desempenho em comparação com aqueles que tem MUITOS comentários e likes, ou enquetes e respostas nos stories equivalem a duas interações com o usuário e você.
  2. Todo post entra em disputa com outros usuários – Exemplo: Mesmo que seu conteúdo seja mais recente e tenha uma boa média para a primeira hora, o Algoritmo priorizara mostrar um conteúdo antigo mas com um excelente engajamento.

Ferramentas que o Algoritmo Instagram reconhece como ENGAJAMENTO da sua audiência e seu conteúdo:

Algoritmo do Instagram como funciona? Tudo sobre
  • Like
  • Comentário
  • Compartilhamento
  • Salvar
  • DM
  • Enquete / Resposta de perguntas
  • Menção do @ (em comentários ou stories)
  • Não Pular Stories
  • Media de seguidores alcançados diarios

E não é só isso, você lembra que lá no começo do post eu citei que um dos pilares é: Atualizado ? Quer dizer que se você não se mantem atualizado e usufrui de todas as ferramentas e formatos de criação que a plataforma disponibiliza ela vai diminuir o seu alcance.

Quase como uma penalização: diminuindo seu engajamento global (você baixar um plugin para chrome que te informa isso), o famoso shandowban que não ocorre apenas com as # erradas. Então como evitar isso?

  1. Utilizando Gifs – Além de ser uma forma de entreter seu telespectador é uma forma que o Algoritmo entende do que você fala;
  2. Com o Texto Alternativo nas imagens – Ajudando os mecanismos de busca;
  3. Legendando seus stories e facilitando a compreensão da sua comunidade;
  4. Formatos de videos como reels tem maior alcance por serem novos;
  5. Carrossel – O mecanismo entende que precisa passar até a terceira foto do rolo na timeline da porcentagem de usuários, isso quer dizer sua foto passando por mais tempo na timeline dos seus seguidores;
  6. Geolocalização e Hashtag SEMPRE;
  7. Analisando todas as métricas interpretando como comportamento de consumo, escutando o que sua audiência quer de você.

reels instagram e gee ramos o que você precisa saber antes de começar

Saber disso tudo pode ser um diferencial na sua estratégia como criadora de conteúdo. Isso tudo que compartilhei são percepções minhas e muitas tempo de estudo.

Inclusive se você sente que seus números estão parados/estagnados, tem um curso que encontrei que me ajudou muito a direcionar melhor me mostrando alguns “segredos” que ninguém conta o Método SV de Engajamento no Instagram da Sabrina Veloso.

Foi um curso que fiz inicialmente quando decidi trabalhar com fotografia aqui na Itália e precisei lançar um perfil do ZERO já que o CAOS é uma coisa muito nichada para o Brasil.

Acompanhe o Caos Arrumado nas redes sociais, tem sempre um conteúdo exclusivo direcionado para cada plataforma. Instagram @caosarrumado – Pinterest /caosarrumado – Youtube /Caosarrumado – 

E se me perguntarem “O que mais gosto de fazer nessa vida?” é fácil: inventar moda e carimbar o passaporte. BAIXE OS PRESETS EXCLUSIVOS E GRATUITOS NA NOSSA LOJINHA!

Comente este post!