Descobrir nossa coloração Pessoal pode ajudar a parecer mais jovem, mais descansado, mais poderoso e, em geral, mais harmônico? O truque é identificar as cores de que somos feitos e usar cores que espelham (ou seja, usar um top no mesmo tom de coral das bochechas) ou contrastam (ou seja, usar batom vermelho para destacar o verde em seus olhos).
verão versátil | peças para investir além da estação
No estudo de coloração pessoal descobrimos por um teste de cores realizado de forma comparativa, quais cores mais se harmonizam com seu subtom de pele e seu contraste entre pele, olhos, cabelos e sobrancelhas, pelo metodo Sazonal expandido.
Aos descobrirmos qual característica da cor é mais relevante para você: temperatura, profundidade ou intensidade, identificamos as melhores cores que usadas próximas ao rosto irão exaltar uma aparência saudável e descansada, mais jovem e luminosa, com menos marcas de expressão e olheiras, por exemplo.
Na nossa pele temos pigmentos como melanina, caroteno e hemoglobina; e a combinação desses elementos é que afeta as dimensões da coloração e direciona.
- Temperatura: cor quente/ neutra ou fria
- Intensidade: cor viva ou opaca
- Profundidade: cor clara ou escura
E isso não muda com a idade ou até mesmo se está ou não bronzeada. Pequenos detalhes que podem ajudar a guiar são: a cor dos seus olhos, seu cabelo e sobrancelha natural, o contraste do seu rosto, se suas veias são verdes (quente) – roxas/azuis (frio) ou ambas (neutro).
No início, a análise de cores oferecia apenas quatro categorias de cores sazonais: Primavera | Verão | Outono | Inverno. Obviamente insuficientes para a diversidade na população em geral. E por isso de quatro passou-se a doze, incluindo tons neutros, são elas
- FRIAS : Verão Puro | Inverno Puro
- QUENTES: Primavera Pura | Outono Puro
- NEUTRAS INTENSAS: Primavera Intensa | Outono Intenso
- NEUTRAS SUAVES: Verão suave | Inverno suave
- NEUTRAS PROFUNDAS: Inverno profundo | Outono profundo
- NEUTRAS CLARAS: Verão claro | Primavera clara
Cada pele ainda é única e pode acontecer de ser um pouco de duas, mas o importante é olhar com atenção e perceber as cartelas como um ponto de partida para você reconhecer as cores que realmente enaltecem a sua pessoa e que te compõe, a sua matiz, seu contraste, sua temperatura.
O padrão em seus olhos é uma pista útil para descobrir suas melhores e piores cores. Inverno: os olhos de inverno tendem a ter padrões simétricos, com raios irradiando da pupila; a íris é então circundada por uma borda forte, separando claramente os brancos dos olhos. A divisão entre íris e branco em um olho de Primavera é muito mais sutil. Seu padrão é comumente como vidro rachado.
Outono: os olhos de outono têm um padrão irregular, com redemoinhos abraçando a pupila e sardas na íris. Finalmente, Verão , os olhos de verão mostram uma explosão de cores, geralmente com um anel de ouro ao redor da pupila.

É menos confuso do que parece. Vou exemplificar alguma diferenças de forma simplificada, e comparativa, pois fica mais simples de visualizar:
1) Temperatura: quente/ neutra ou fria . A cor quente podemos associar ao sol e ao fogo e a cor fria ao céu e vegetação. Dessa forma, a pele fria apresenta pimentos mais azulados e a quente mais amarelados. A pele neutra não apresenta predominância de pimentos nem frio nem quente, sendo portanto neutra. A pele neutra é uma característica mais comum em países onde há grande miscigenação racial.
2) Intensidade: viva ou opaca . Uma cor viva é forte. Quanto maior sua intensidade, mais pura é a cor. Quanto menor sua intensidade mais opaca e suave fica, se aproximando do cinza.
3) Profundidade: claro ou escura. Uma cor é clara ou escura de acordo com sua proximidade com o branco ou preto. Ou seja, ao misturarmos branco a uma cor, tornamos a mesma mais clara e ao adicionarmos o preto a uma cor tornamos a mesma mais escura.
Acredito que agora ficou mais fácil entender cada umas das características que determinam nossa coloração pessoal.
ENCONTRANDO MINHA COLORAÇÃO PESSOAL
Considerando a combinação desses elementos: temperatura, intensidade e profundidade, é possível definir 12 diferentes cartelas de coloração pessoal. Três para cada estação do ano: Primavera, Verão, Outono, Inverno.



- Essas imagens são originarias do blog e das imagens Reachel Bagley. que com muita atenção, curadoria e amor traduzi para nomenclatura mais comum aqui no Brasil, confere a galeria e encontre sua cartela de cores.



- Outro detalhe é que peles quentes ficam melhores com acessórios dourados enquanto peles frias ficam melhores com prateados, e ambos ficam ótimos para peles neutras.



- Lembrando que esse GUIA de coloração pessoal | Análise de cores | Paleta de cores não é para limitar e sim direcionar você ai do outro lado a usar cores que fiquem mais harmônicas, que exaltem e iluminem ainda mais seu rosto.



Esse post deu MUITO trabalho, mas espero ter realmente ajudado.
Acompanhe o Caos Arrumado nas redes sociais, tem sempre um conteúdo exclusivo direcionado para cada plataforma.
Instagram @caosarrumado – Pinterest /caosarrumado – Facebook /caosarrumado – Google + /caosarrumado – Youtube /Caosarrumado – IGTV @caosarrumado
E se me perguntarem “O que mais gosto de fazer nessa vida?” é fácil: inventar moda e carimbar o passaporte. Inscreva-se na newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Gi