Sou daquele tipo de pessoa que troca um bloquinho de carnaval por uma tarde na Pinacoteca, e mesmo depois não me arrependo!
Estava disposta a curtir esse carnaval mas, uma serie de acontecimentos me impediram. No último final de semana do feriado optei por não ir aos blocos, não era um bom dia para tumulto, queria um cadinho de paz, e foi lá na Pinacoteca que encontrei! Acreditem se quiser, mas foi minha primeira vez!
Antes tarde – ops! Arte – do que nunca! A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade.
Ela está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que depois passou por uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha no final da década de 1990.

Uma das salas que mais chamou minha atenção na Pinacoteca, era toda espelhada a céu aberto, causando um efeito óptico único!
A arquitetura me lembra alguns prédios da Itália e talvez tenha relação, afinal mesmo tendo sido a região sul que primeiro recebeu os imigrantes italianos, foi a região sudeste que recebeu o maior número de imigrantes oriundos da Itália.
Isto se deve ao processo de expansão das fazendas de café, no Estado de São Paulo. Já repararam como nossas maiores relíquias tem características marcantes que recordam o pais Europeu?
LEIA MAIS – VILA BUTANTAN PARA SABOREAR SP
O local tem um estacionamento pequeno gratuito, mas indico ir de metro e descer na estação da Luz que fica na porta da Pinacoteca. Aos sábados a entrada é gratuita (sorte a nossa né?) mas não se preocupe, nos outros dias o valor é de 6,00 reais, funciona de Quarta a Segunda (ou seja terça é dia e folga).
Programe-se porque: o acervo da Pina é maravilhoso e me deu o privilégio de ver de pertinho algumas obras de Tarsila do Amaral e as bandeirinhas de Alfredo Volpi (no meu ultimo semestre de historia da Arte tive uma professora incrível que fez com que me interessasse ainda mais por esses dois artistas).
Além do acervo fixo conta com exposições temporárias, você pode conferir a programação clicando aqui. Não preciso nem comentar que a ala Arte no Brasil foi a que me ganhou né?
O dia rendeu boas fotos mesmo em um curto espaço de tempo, ficamos das 16:30 até as 18:00 horário de fechamento. Não deu tempo nem para um café. Esse é claramente um dos lugares que quero voltar logo, terminar de conhecer o local.
Eu não sei o que pretendem fazer no final de semana, mas essa é uma das minhas maiores indicações, para todos os gostos e idades! E não precisa “entender” de arte, arte é para sentir, é frio na espinha sabe? Arte é a forma mais bela de comunicação, singular e muito particular.
Então conta para mim se você já conhecia a Pinacoteca e como foi sua visita aqui nos comentários, compartilha esse post e marca azamiga que vão colar no role com você.

Gi