Tirar a cidadania na Itália é uma solução para as longas filas e os 10 anos de espera do Consulado no Brasil. Não estou brincando que meu processo demorou apenas 3 semanas!
Não é sorte, milagre ou destino. Se você tem direito, isso tudo é resultado de estudo e também de truques que descobri enquanto reconheci minha cidadania Italiana.
Normalmente esse processo demora de 90 dias até seis meses dependendo da cidade que você vai pedir sua cidadania. O que ninguém te conta é que você não precisa requerer na cidade onde seu ascendente nasceu, muito menos em cidades grandes.
leia+ cidadania italiana – as três maiores dificuldades
Sei que é irresistível a ideia de morar em Roma, Venezia ou Firenze, mas meu conselho é buscar os paeses ao redor, esses pequenos como onde moro que tem 10 mil habitantes.
Porque disso? A proporção de procura: além da residência ser muito mais em conta, na Anagrafe do meu Comune era a única a requisitar a cidadania na Itália. Ou seja: sem fila, sem problemas.

Em locais como Roma, Firenze ou Venezia a procura é maior, e muitas vezes o que acontece é que o processo demora mais que o prazo de 90 dias – aqueles permitidos por lei que não é preciso visto – das duas uma:
Ou volta para o Brasil ou tem que pedir o permesso de sogiorno na Questura da sua província que é uma outra dor de cabeça e as vezes podem custar até 100 euros.
Existem muitas diferenças do processo de Cidadania na Itália e no Brasil, apesar disso os documentos são sempre os mesmos. Os maior cuidado que você terá será legalizar os documentos e realizar a tradução juramentada.
Como realizei todo meu processo sozinha, investir em um curso de Cidadania foi fundamental, para traduzir de forma didática e prática todos os processos para mim no meu contexto.
Como tempo em São Paulo é precioso, assistia os videos no intervalo da faculdade, na volta no metrô e colocava em prática na manhã seguinte.
leia+ reconhecer cidadania italiana em 3 partes!
O curso Gente Italiana foi fundamental para que o processo fosse rápido – 3 semanas – porque cheguei na Comune pronta para o processo, mesmo com todas as dificuldades do percurso, foi fácil resolver tendo o apoio do curso.
Minha maior dica é procurar um paese menor, as vantagens são infinitas. O aluguel para a residência é sempre menor, as filas e os prazos são sempre mais curtos e o processo se torna fácil e familiar, sem contar que até o pessoal da Anagrafe se torna mais solícito.
E se você tem alguma dica ou dúvida sobre o processo não hesite em comentar ou entre em contato.
Gi