Listamos quais documentos são necessárias para pedir a cidadania Italiana, tanto aqui na Italia quanto no Brasil para o processo de jus sanguini. Separamos tudo que você deve saber antes de começar a separar os documentos no Brasil ou na Itália via busca de certidões.
Caso não saiba se você tem direito à concessão da cidadania italiana, acesse nossa página sobre direitos e detalhes da cidadania italiana.
- Localidade de nascimento: normalmente quando o nome de uma província aparece nos documentos brasileiros não quer dizer que o imigrante nasceu na capital da província. Isso porque era normal que os imigrantes declarassem o nome da província como local de nascimento e não o nome do município.
- Sobrenome e nome corretos: é imprescindível atentar para a grafia, muitos nomes e sobrenomes sofreram alterações quando chegaram no Brasil. Mas não se preocupe, esse é apenas um detalhe, mesmo que tenha alterado, você ainda tem direito.
- Data de nascimento: lembre-se que quanto mais informações você tiver, melhor, afinal, não é obrigação do Comune fazer pesquisas desse tipo.
- Filiação: não é uma informação primordial, mas facilita na hora de identificar algumas das informações anteriores como a grafia correta do sobrenome e também pode ser solicitado.
cidadania na itália – como tirei a minha em 3 semanas

Documentos para cidadania por via materna e paterna:
Os documentos necessários para a cidadania italiana dependerão de quem é seu ascendente italiano. Quanto mais distante na árvore genealógica esta o ascendente, mais documentos serão necessários, pois todos os documentos dos descendentes italianos até o requerente deverão estar no processo de solicitação.
Documentos para cidadania italiana referentes ao ascendente italiano:
- Registro de Nascimento em original (estratto dell’atto di nascita) do antepassado italiano que deu origem ao direito à cidadania;
- Certidão(ões) negativa de naturalização;
- Certidão(ões) de casamento;
- Certidão(ões) de óbito (se houver) originais recentes e em inteiro teor.
Todos as certidões dos documentos para cidadania italiana devem ser emitidas em Inteiro Teor. Este tipo de documento possui mais informações do que a certidão normal, sendo necessária para o processo de cidadania.
cidadania italiana – como saber se tenho direito?
Documentos para cidadania italiana referentes ao requerente:
- Ficha de Cadastro;Comprovante de residência recente e nominal;
- PARA REQUERENTES NO BRASIL: Serão aceitos: contas de energia elétrica, água, gás, boleto de instituição de ensino no qual conste claramente o endereço, folha de rosto da última declaração do IR, inscrição no CPF;
- PARA REQUERENTES NO BRASIL: Contracheque recente da aposentadoria, certidão expedida pelo cartório eleitoral contendo o endereço do eleitor;
- PARA REQUERENTES NO BRASIL: Cópia simples do documento de identidade (R.G). Deverão ser apresentados também os documentos de identidade dos filhos menores.
Apostilamento de documentos para cidadania italiana
O Apostilamento de documentos e traduções (antiga legalização dos documentos que foi abolida) é parte fundamental para todos os processo de obtenção da cidadania italiana. Os documentos deverão estar exatamente como o padrão que o consulado italiano exige. Uma das etapas para os documentos se adequarem ao padrão exigido é o apostilamento dos documentos em um cartório habilitado na cidade de residência do requerente.
No Brasil, moram cerca de 30 milhões de descendentes de italianos, que são potenciais candidatos a adquirirem a cidadania do país europeu, e se você é um deles, não perca mais tempo, conquiste sua cidadania AGORA!
O Santa Cittadinanza é uma empresa de pesquisa e busca certidão de batismo, nascimento ou casamento do seu antepassado italiano, além de outros serviços para auxiliar o seu processo. Entre em contato ou nos mande um e-mail para contato@santacittadinanza.com, aqui você está mais próximo que nunca da sua santa cittadinanza!
Esse post foi publicado originalmente em 30 de Janeiro no blog do Santa Cittadinanza.
Gi