Genova – Roteiro de 3 dias: dicas, atrações e informações Caos Arrumado

Guias e Roteiros

Genova – Roteiro de 3 dias: dicas, atrações e informações

, por fialhogi

Genova é uma cidade antiga dos tempos de Cristóvão Colombo com seus grandes palácios Reais, vielas históricas e um porto gigantesco e mesmo assim continua: atual, jovem e excitante com uma variedade infinita de propostas de como aproveitar uma cidade grande, urbana com charme de um citadina.

Genova não é uma cidade muito conhecida de forma turistica por isso a metrópole preserva características locais, sem a preocupação de se adaptar para agradar e receber uma imensidão de turistas. Isso valoriza ainda mais a cultura local e intensifica a experiência de quem quer conhecer.

Genova-Guia-Roteiro-Piazza-ferrari

BÁSICO – Guia Dolomitas Italiana

MELHOR MÊS PARA VISITAR: Maio – Junho
PIOR MÊS PARA VISITAR: Novembro – Janeiro
MOEDA: Euro
IDIOMA: Italiano
TOMADA:  3 pinos 230v
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: Passaporte para estrangeiros e visto para estadias superiores a 90 dias – seguro viagem obrigatório.
NÚMERO DE EMERGÊNCIA: 112 Policia 118 Ambulância

ONDE FICAR EM GENOVA

Neste parágrafo vou discutir alguns motivos sobre como Genova oferece todos os tipos de acomodações para todo tipo de turista e os preços variam muito. A melhor forma de encontrar o hotel ideal é seguir a formula da Caos (descubra mais nesse link). Localização é tudo e isso nosso hotel servia de bandeja.

Ficamos hospedados no hotel Bel Soggiorno no coração da Avenida principal da cidade (Via XX settembre). O hotel ficava no primeiro andar de um prédio histórico. Os quartos tinham boa circulação mesmo que fossem ligeiramente pequenos.

Bel Soggiorno também oferece um café da manhã simples sem muita variedade incluso. São Pet Friendly e oferecem um deposito de bagagem.

O pessoal da instituição seguiam todas as normas e orientações pela causa do COVID19 e me senti muito segura. Banheiros limpos e lacrados. Recomendo muito a estadia no hotel que apesar de 2 estrelas podia claramente ser um 3 estrelas, por toda comodidade e estrutura oferecida.

Outra vantagem que tivemos foi o uso do Buono Vacanza. Ficamos 3 dias e 2 noites pagando menos de 30 euros. Eu sei, parece ABSURDO e se você quiser saber mais sobre isso é só ler esse post onde explico melhor como conseguimos esse Buono Vacanza (bonus ferias).

Genova-Guia-Roteiro-Piazza-ferrari-Colombo

COMO SE LOCOMOVER EM GENOVA

Genova é muito muito muito grande. Para você ter noção a cidade conta com pelo menos 6 estações de trem com pelo menos 4 “binarios” (plataforma) cada. Sem contar a linha de metro que ocupa uma boa distancia mesmo sendo apenas uma linha ativa.

As linhas de ônibus são eficazes e ramificadas, pontuais e certamente com um conforto no transporte público. Enfim os valores variam conferme a distancia percorrida, é possível comprar online pelo aplicativo AMT GENOVA.

O transporte particular também é possível, a grande curiosidade é que Genova oferece taxis normais porém apenas Uber Black.

Para mim a melhor forma de conhecer Genova é a pé, explorando cada CARRUGGI (viela em Genoves) e tudo que a cidade oferece. Apesar das distancias parecerem longas é tudo perto e acessível proporcionando vistas surpreendentes.

O roteiro que fizemos foi de nível médio com tempo longo para aproveitar sem ficar na neura de conhecer tudo de uma vez só. Inclusive se ficou curiosa e quer ver como foi nossa viagem filmei tudo nos stories!

DIA 1 – SÁBADO 05/06

  • Palazzo Reale: O Palácio Real era o que mais tinha expectativa em conhecer. O Palazzo Reale nasceu como uma grande residência patrícia construída pela família Balbi – que o construiu entre 1643 e 1650 – e pela família Durazzo – que a ampliou entre o final do século XVII e o início do século seguinte. Tornou-se Palácio Real em 1824, quando foi comprado pela família Savoy.

    Bem conservado por dentro abriga muitas obras além de manter a decoração barroca & rococo do lugar quase que intacta. Atenção a a Galleria degli Specchi, uma das últimas salas e certamente um dos locais mais bonitos.

    O bilhete de visita custa 4€  e precisa ser agendado com antecedência pelo site, inclusive os horários do Museu são complicados. Fique ligado!
  • Basilica della Santissima Annunziata del Vastato : A catedral é toda dourada, ornamentada e com quadros em 3D! Apesar de seu exterior ser simples ela carrega muita história e complexidade na parte interior.

Genova – Roteiro de 3 dias: dicas, atrações e informações

  • Strade Nuove: O conjunto de ruas tombado como patrimonio da Unesco projetados entre os séculos XVI e XVII, como um residencial nobre público para a construção de um sistema de edifícios representativos, nos quais se estabeleceram as autoridades e as famílias mais nobres da cidade.
    Via Balbi; Via Carioli e Via Garibaldi.
  • Palazzi dei Rolli: Os Palazzi dei Rolli, alguns renascentistas e outros barrocos, partilham algumas particularidades, como as espectaculares escadarias a entrada, os pátios e loggias com vista para os jardins, os interiores decorados com estuques e frescos.

    Todos têm um alto valor arquitetônico e artístico e atingem um valor universal na medida em que se adaptam às características particulares do local e às necessidades de uma organização social e econômica específica, como a da República de Gênova.

    Além da beleza do local, o conjunto ainda abriga obras de artistas muito famosos incluindo Caravaggio (eu posso me gabar que fiquei a centímetros da obra?) O ingresso completo custa 10 – Confira os horários.
  • Piazza dei Ferrari: A Piazza De Ferrari é a praça principal de Gênova. Situada no coração da cidade, entre o centro histórico e o moderno, a Piazza De Ferrari é famosa por sua fonte, que foi restaurada nos últimos anos, juntamente com uma grande remodelação da praça.
Genova - Italia - Roteiro - Aquario

DIA 2 – DOMINGO 06/06

  • Piazza Della Vittoria & Escadaria dell Colombo: Prepare os pulmões! Assim chamada para comemorar o fim da Primeira Guerra Mundial, a Piazza della Vittoria é um dos centros do centro da cidade. Via XX Settembre, a rua comercial, conecta a Piazza della Vittoria à central Piazza De Ferrari.

    No centro da praça está o Arco della Vittoria, um monumento erguido na década de 1930 em homenagem aos mortos na Primeira Guerra Mundial.

    Num jogo de perspectiva com o arco triunfal da Piazza della Vittoria, a escadaria do Soldado Desconhecido, mais conhecida como escadaria das Caravelas pela imagem dos três navios de Colombo retratados na relva, emoldura a Piazza della Vittoria que conduz à colina de Carignano.
  • Miradouro Porta degli Archi: Subindo a escadaria das Caravelas encontramos um cantinho secreto com uma vista exclusiva e surpreendente de Genova. Um miradouro único e muito charmoso com vista para o mar inclusive.
  • Miradouro das casinhas: Descendo a ponte que passa por cima da avenida principal (Via XX settembre) tem essa pequena praça com uma igreja, ali você consegue ter a vista dos prédios e palácios que circundam a Av. sem todo o “aue” de gente e carros.
Genova - Italia - Roteiro - Aquario

Genova – Roteiro de 3 dias: dicas, atrações e informações

  • Palazzo Ducale: Cobrindo quase que duas praças de extensão, a história do Palazzo Ducale começa em um momento feliz na história de Gênova, quando o poder econômico da República Marítima se estabeleceu em todo o Mediterrâneo, após a vitória sobre Pisa na batalha naval de Meloria em 1284.

    Desde 1992, o Palazzo Ducale tem sido um centro cultural dinâmico e prestigioso, lar da Fundação para a Cultura, que organiza exposições de arte, grandes exposições, reuniões e eventos comerciais e culturais.

    Com uma parte gratuita e outra paga o museu tem várias exposições que acontecem continuamente. Visite o site para mais informações.
    
  • Piazza Giacomo Matteotti: A praça em frente ao Palazzo Ducale abriga diversas lojas e cafés inclusive, e dali que partem a maior parte dos Carruggi (vielas) que interligam toda a cidade.
    
  • Acquario Di Genova: Terceiro maior aquário da Europa, abriga mais de 150 especies de animais e peixes com uma area gigantesca além de várias ambientações. O Acquario é tão grande que tera um post dedicado só para ele.
    
  • Navio Neptune: Um passeio divertido de mais ou menos uma hora, cenário do filme “Pirati” de Roman Polanski com Walter Matthau. Criado especificamente para o filme em 1986, mas foi desenhado como um verdadeiro navio e é capaz de navegar os mares com dignidade e elegância.

    Por ser uma “farsa histórica” ​​está equipado com um motor capaz de o fazer navegar a uma velocidade de 3 nós, aliás deve-se dizer que o casco abaixo da linha de água é de aço, para o resto é uma reprodução fiel de um Galeão do século 17, os interiores também foram projetados com este princípio.

    Apesar de ser um passeio bem legal, não é imprescindível. O ingresso custa 6 e você compra na hora.

DIA 3 – SEGUNDA 07/06

  • Bocadessa Beach: Uma vila de pescadores muito peculiar e curiosa, inclusive o novo filme da Disney Lucca se passa em Monterosso que é uma releitura de Bocadessa.
  • Lungo mare fino Genova: Para voltar ao centro de Genova, preferimos ir a pé pelo Lungo Mare e descobrimos um novo estilo de praia. A princípio parece uma longa caminhada porém foi bem gostoso.
  • Chiesa del Gesù e dei Santi Ambrogio e Andrea: A igreja de Gesù tem origens antigas, pois remontam à fuga de Milão do clero local após as perseguições lombardas. O bispo de Milão mudou-se para Gênova em 569, estabelecendo-se no bairro pollaioli, perto da catedral de San Lorenzo. O exílio genovês durou até meados do século VII.

    A presença dos milaneses na cidade exigiu uma igreja que foi construída em seu bairro e dedicada a Santo Ambrósio. A igreja “insiste” nas ruínas de uma villa “romana” do século II. depois de Cristo.
  • Catedral de Gênova: A igreja mais importante de Gênova é a catedral de San Lorenzo. Histórias curiosas e lendas fascinantes circulam pela catedral genovesa e pelas representações na fachada.

    Erguida por volta do ano 1098 em uma basílica anterior do século V – VI e ampliada ao longo dos séculos em formas solenes e preciosas, a catedral dedicada a San Lorenzo Martire abriga as cinzas do padroeiro da cidade de San Giovanni Battista, que chegou em Gênova no final da Primeira Cruzada.

    A basílica de San Lorenzo tornou-se catedral a partir do século IX, substituindo a basílica dos Doze Apóstolos, dedicada no século VI a San Siro, bispo de Gênova, que naquela época estava localizado fora do antigo núcleo da cidade.

    A igreja funciona para visitação de segunda á sexta-feira com a entrada gratuita porém a torre para vista custa 5 euros.
Genova - Italia - Roteiro - Bocadessa

Genova – Roteiro de 3 dias: dicas, atrações e informações

  • San Pietro in Banchi: Entre as várias surpresas que os becos do centro histórico de Gênova reservam, há uma muito especial: a igreja de San Pietro in Banchi. É muito fácil chegar lá: da piazza Caricamento, saia do Palazzo San Giorgio à direita e siga em frente por algumas dezenas de metros.

    Lá você encontrará a igreja à direita. Um dos lugares que mais trouxe paz e tranquilidade, achei a igreja bem mantida mas o bairro é um pouco desconfortável. Abaixo da igreja tem uma loja de Chinês o que é curioso.

Definitivamente achei a cidade muito bonita e tranquila, tirando a area do porto que me senti insegura. Outro detalhe é que muitos lugares pareciam abandonados de tão sujos e deteriorados. Senti que Genova é uma cidade esplêndida porém mau cuidada.

Como sempre, fiz um mapa no google para auxiliar você na sua viagem compartilhando pontos estratégicos #instagramabile além de lugares secretos que descobrimos lá. Outro detalhe é que os lugares em vermelho são sugestões porém não visitamos o local.

Genova – Roteiro de 3 dias: dicas, atrações e informações

Se você achou esse post importante envie no whatsapp, compartilhe com o grupo, salve no pinterest e não esqueça de acompanhar o Caos Arrumado nas redes sociais, tem sempre um conteúdo exclusivo direcionado para cada plataforma: ✨ Instagram @caosarrumado –✨ Pinterest /caosarrumado – ✨ Youtube /Caosarrumado

Comente este post!