Quem vem para Itália de duas coisas tem certeza: que se come bem e que se come MOLTO BENE!
Mas no meio de tantos pontos turísticos, tantos pratos e menus do lado de fora, o que realmente é indispensável de se provar?
Comida é cultura minha gente! Tem historia, tem porquês e saber disso torna cada prato ainda mais saboroso. Afinal, o mais legal de viajar e se permitir provar e conhecer coisas novas.
Espero que você ai do outro lado tenha um apetite feroz, por que essa lista é de dar água na boca, e mesmo que não tenha uma viagem marcada, o bônus é que todas elas tem link de receitas!
COMER BEM NA ITÁLIA SEM GASTAR MUITO

Diz a lenda que o spritz foi inventado no século XIX em Vêneto, durante o período da dominação austríaca.
Como os soldados austríacos não gostavam do sabor dos vinhos italianos, pediam sempre um pouco de água ou de bitter – Spritzen (borrifar em alemão) – para misturar com o vinho.
A receita difundiu-se no começo do século XX, com a chegada do Aperol em 1919, e popularizou-se com as campanhas publicitárias ocorridas a partir dos anos 80.
Comum no norte da Italia é a queridinha nos Aperitivos.

Pizza tradicional de Nápoles, onde se come a verdadeira, foi criada em 1889 para homenagear a visita da rainha Margarida de Saboia.
A cor da pizza lembra a bandeira da Itália. Vermelho do molho, verde do manjericão e branco da mozarela.
Olha se até o Poderoso Chefão se rendeu, com a frase que consagrou o doce “Leave the gun, take the cannoli” – Deixe a arma e leve um cannoli – quem somos nós para não provar?
O nome significa pequeno tubo e o clássico é recheado com ricota de cabra (pois é) mas você encontra as mais variadas versões desse tubete frito.
Originária da região de Palermo no Sul da Itália é um doce equilibrado e muito gostoso.

Ragù se entende como molho de tomate concentrado mais carne triturada (não moída).
Apesar do nome ter um Q de francês, o mérito da criação vai para os Bolgneses, a receita original foi timbrada no dia 17 de Outubro de 1982, apesar de ser bem mais antiga a região da Emiglia Romagna ficou conhecida pelo prato.
Esse prato você pode encontrar em qualquer restaurante.

O doce mais conhecido e amado, feito a base de café e creme Mascarpone, foi inventado na região da Toscana.
O nome tiramisù em vêneto, tirame-sú ; em italiano, tirami su, de tira + mi + su, como se fosse 3 palavras separadas quer dizer “levanta-me” ou “puxa-me para cima”, assim chamado por ser muito energético.
Conta a lenda que esse doce tipicamente Toscano foi criado para homenagear a famílias tradicional de Florença, a família Medici.
5 LUGARES PARA CURTIR O VERÃO NA ITALIA

Termino esse post salivando e cheia de vontade de sair comendo tudo. Se você já provou ou quer experimentar, as receitas estão lincadas no nome de cada receita.
E se você curtiu não esquece de compartilhar o que achou aqui nos comentários e acompanhar o CAOS nas redes sociais.
Gi