AQUÁRIO DE GENOVA - ANTES DE IR O QUE VOCÊ PRECISA SABER -

Passeios & Atrações

AQUÁRIO DE GENOVA – ANTES DE IR O QUE VOCÊ PRECISA SABER

, por fialhogi

O Aquário de Genova é o local ideal para voltar a ser criança e se maravilhar diante dos tanques com pinguins, as famosas medusas (águas-vivas), golfinhos, focas e outros peixes. A última vez que fui num aquário fazia um tempo e mal podia esperar para descobrimos a fauna marinha podemos aprender muito sobre seu ecossistema.

Não é por acaso que o Aquário de Génova é o terceiro maior da Europa em termos de número de animais e espaço e também tem o primor da mais rica mostra de biodiversidade aquática.

Há anos essa tem sido a principal motivação que leva turistas de todo o mundo a visitar a cidade. Felizmente, outras belezas também estão sendo redescobertas hoje, mas uma visita ao Aquário de Gênova continua sendo um passo fundamental para quem deseja descobrir a capital da Ligúria.

Neste artigo encontrará muitas informações sobre o que ver no Aquário de Genova e como organizar melhor o seu dia naquela que é uma das atrações mais famosas da capital da Ligúria.

O que ver no Aquário de Genova

O aquário de Gênova é enorme, tem uma área de exposição de 27.000 metros quadrados para 12.000 animais e duzentas espécies de plantas, e está dividido em áreas temáticas. Destas áreas, os quatro grandes tanques dedicados aos peixes-boi (uma espécie de morsa), tubarões, focas e pinguins são construídos para podermos observar os animais de dois níveis diferentes, acima e abaixo da água.

A sensação é linda, os tanques são enormes e alguns animais, como as focas, parecem gostar de observar os visitantes enquanto os olhamos. Existem também alguns peixes superpopulares como o peixe-palhaço da série de filmes de animação Procurando Nemo.

O aspecto que mais me impressionou na visita é que no Aquário de Génova se sente realmente o respeito pelos animais: todos os tanques têm um espaço privado onde os peixes e cetáceos se podem isolar. Os pinguins, por exemplo, durante a minha visita ficaram num grupo a uma distância razoável do vidro.

O caminho desenvolve-se nas áreas temáticas que indico que seguiram:

  • Pianeta Blu: abre o roteiro expositivo;
  • Grotta delle Murene: no centro, você notará um tanque cilíndrico onde vagueiam grandes moreias;
  • Laguna delle Sirene: é aqui que se encontram os peixes-boi;
  • Baía dos Tubarões: o lar dos grandes predadores do mar; No tanque de tubarões podemos ver várias espécies de tubarões de diferentes ambientes marinhos. Esses predadores são muito curiosos para ver porque se movem lentamente, nos ignorando completamente. Os tubarões são realmente elegantes e observá-los pacificamente em seu ambiente marinho me fez esquecer completamente o quão agressivos eles podem ser.
  • Sala delle 5 Terre: a sala dedicada ao fundo do mar de Cinque Terre;
  • Sala degli Abissi: com os visualizadores Samsung GearVR, você fará uma viagem às profundezas do mar;
  • Nave Blu: caminho dedicado ao mundo tropical onde também encontrará o tanque tátil para acariciar as arraias;
  • Pavilhão da Biodiversidade: uma verdadeira viagem aos mais diversos ambientes, das florestas tropicais às Ilhas Eólias.
AQUÁRIO DE GENOVA - ANTES DE IR O QUE VOCÊ PRECISA SABER

DICA! Um detalhe legal na parte dos pinguins é o do gelo a ser tocado, obviamente fora da piscina. Durante a visita não conseguimos perceber a temperatura real da Antártica, tão perto dos tanques polares há uma placa educativa e uma barra coberta de gelo que os visitantes podem tocar e não perdi a oportunidade.

A dança da água-viva

Antes de visitar o Aquário de Gênova, pensava nas águas-vivas como um desagradável encontro marinho a ser evitado a todo custo, mas depois de vê-las flutuando na água fiquei totalmente fascinada. A sala das águas-vivas é de facto a mais mágica de todo o Aquário de Génova, aquela de onde nunca quereríamos sair.

Imagine-se rodeado de música, no centro do palco durante um ballet: a sensação que sentirá é precisamente que porque as águas-vivas do Aquário de Génova não nadam, dançam suavemente na água dos seus tanques, além de toda uma troca de cores.

Sim elas brilham e emanam luzes cintilantes, quando uma muda todas as outras se transformam é talvez o espetáculo mais lindo que já vi da natureza.

AQUÁRIO DE GENOVA - ANTES DE IR O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Peixes virtuais e atrações interativas – Aquário de Genova

Ao longo do passeio ao Aquário de Génova existem várias instalações interactivas muito agradáveis. Provavelmente foram feitos para crianças, mas mesmo assim me diverti muito.

Depois de tocar no gelo da sala dos pinguins, comecei a criar meus próprios peixes computadorizados na área de confecção de peixes, SIM existem vários jogos para curtir.

O compromisso do Aquário de Gênova com a proteção dos animais marinhos

Voltando-se para temas muito sérios e importantes, o Aquário de Gênova promove e participa de diversos projetos científicos para a proteção da biodiversidade. Delfini Metropolitani, por exemplo, é um projeto ativo desde 2011 que estuda a presença, hábitos e interações com humanos dos golfinhos do Santuário de Pelagos, uma área marinha protegida nas costas francesa, monegasca e italiana.

Paralelamente ao projeto Golfinhos Metropolitanos, o Aquário de Gênova lançou o CrocierAcquario, passeios de barco de meio dia com pesquisadores para descobrir suas atividades de estudo de campo, aprender a reconhecer os cetáceos e respeitar o meio ambiente marinho.

AQUÁRIO DE GENOVA - ANTES DE IR O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Já o Intercet é uma plataforma online desenhada e desenvolvida pelo Aquário de Génova para fomentar a cooperação entre investigadores que se dedicam a projectos de investigação sobre cetáceos e tartarugas marinhas, enquanto o Whalesafe, projecto co-financiado pela União Europeia para a conservação da cachalotes.

Graças ao Whalesafe, boias foram instaladas na área do porto de Savona que podem detectar cachalotes e alertar os navios na área em tempo real para evitar colisões.

Outras coisas para ver no Aquário de Gênova

Tudo bem passear entre os tanques, conhecer as focas, os pinguins, se assustar com os tubarões e se fascinar com as cores dos recifes de coral … mas no Aquário de Gênova tem mais, muito mais! Aqui estão outras coisas para ver no Aquário de Gênova.

  • A Biosfera – A poucos passos do Aquário está a Biosfera.Entre piranhas, íbis-escarlates, papagaios barulhentos, samambaias e árvores de goma de mascar, você vai se sentir como se tivesse saído da cidade e entrado em uma floresta tropical.
  • Il Bigo – A visita ao Aquário de Gênova ainda não acabou. Você já pensou que poderia ver o Aquário de cima, assim como uma gaivota o faz em vôo? O Bigo, o elevador panorâmico do Porto Antigo, está aí para o fazer viver esta experiência!
  • Galata Museo del Mare – é o maior e mais inovador museu marítimo do Mediterrâneo, dedicado à relação secular entre o homem e o mar. O visitante, percorrendo os 4 andares fazendo uma viagem ao longo dos séculos, desde a era dos navios a remos aos veleiros e a grande travessia oceânica de migrantes italianos a bordo dos vapores para a América, Brasil e Argentina. Visitar o Galata Museo del Mare significa ter uma experiência de navegação exclusiva não só na parte superior, mas também sob o mar, com o submarino Nazario Sauro. Oferecendo a emoção de experimentar as condições de vida a bordo de um verdadeiro submarino, também por meio de soluções técnicas multimídia e interativas.
  • Pirate Ship Neptune
AQUÁRIO DE GENOVA - ANTES DE IR O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Informações úteis para visitar o Aquário de Gênova

A partir do site do Aquário de Gênova, o passeio dura cerca de 2-3 horas, mas eu recomendo que você planeje pelo menos meio dia para ver com calma cada tanque. Se puder, evite também finais de semana e feriados, pois são as datas com maior fluxo de pessoas. Depois das 16h, você também pode evitar os grupos de passageiros do cruzeiro, que devem retornar aos seus navios naquele horário.

O Aquário de Gênova pode ser visitado confortavelmente durante um dia de viagem, pois está muito perto da estação Genova Principe, onde param todos os trens Frecce e regionais. De Torino, por exemplo, os trens regionais diretos que partem de hora em hora são muito convenientes e não exigem reservas.

📌 Aquário de Gênova Ponte Spinola 16128 Gênova

Ingressos para o Aquário de Gênova

O preço do bilhete de visita ao Aquário de Génova começa a partir de 18 euros, para adultos, e de 12 euros para crianças (se escolher a fórmula com data fixa). No site encontrará todos os detalhes e poderá prosseguir com a compra online poupando alguns euros.

Tenho comprado bilhetes com frequência nos sites do Groupon e no concorrente Groupalia: é fácil encontrar ofertas cumulativas que permitem visitar o Bigo e a Biosfera também.

Também existe a possibilidade de adquirir ingressos para o Aquário de Gênova escolhendo uma das ofertas do site da Cidade Vivi: também há propostas de ingressos sem filas!

Consulte o calendário no site do Aquário de Gênova para saber o horário de funcionamento antes da sua visita.

Já visitei algumas vezes o Aquário de Cattolica e posso dizer que tirando o tanque dos tubarões, mesmo ambos tendo a mesma gestão empresarial, o de Genova é incrivelmente mais legal e vale muito a pena a visita.

Se você achou esse post importante envie no whatsapp, compartilhe com o grupo, salve no pinterest e não esqueça de acompanhar o Caos Arrumado nas redes sociais, tem sempre um conteúdo exclusivo direcionado para cada plataforma: ✨ Instagram @caosarrumado –✨ Pinterest /caosarrumado – ✨ Youtube /Caosarrumado

Comente este post!