La Dotta, la Rossa, la Grassa: é assim que se define Bolonha, capital da rica e maravilhosa Emilia Romagna.
Bolonha é uma cidade verdadeiramente imperdível para quem busca viagens economicas sem abrir mão de nada: suas principais características são as arcadas (40 quilômetros de comprimento!) E as torres (uma vez que eram mais de cem, hoje podemos contar 24). O aspecto mais fascinante de Bolonha é “o espírito do lugar”.
6 motivos para conhecer emilia romagna
Bolonha é uma cidade que deve ser visitada a pé ou de bicicleta, mesmo tendo um ótima linha de ônibus. Mas o que ver? Certamente da Piazza Maggiore, um dos símbolos da cidade, uma concentração de arte e arquitetura medieval que vai deixar você sem palavras.
Você sabia que Bolonha é a cidade com mais arcades do mundo? As arcadas bolonhesas têm quase 40 km de comprimento e foram construídas a partir do ano 1000, quando a universidade atraiu estudantes, acadêmicos e trabalhadores do interior para a cidade, superlotação que causou uma emergência residencial que os bolonheses resolveram aumentando o volume dos apartamentos aumentando os andares superiores com projeções de madeira às quais foram adicionadas colunas posteriores para apoio.
Capital Europeia da Cultura em 2000 e nomeada “Cidade da Música” pela UNESCO em 2006, é a sede da universidade mais antiga do mundo ocidental, a Alma Mater Studorium.
Aqui está uma lista que eu proponho a você para visitar o centro histórico a pé se você tiver apenas um dia disponível (se você tiver dois, melhor ainda!);
O coração pulsante da cidade, a Piazza Maggiore (ou Piazza Grande como os bolonheses chamam e cantam Lucio Dalla) é o centro da vida civil e religiosa de Bolonha

É famosa pela Fontana del Nettuno, dominada pelos edifícios mais importantes da cidade medieval: a oeste o Palazzo Comunale do século XIV, a leste o Palazzo dei Banchi do século XVI e ao sul a imponente Basílica di San Petronio em frente a qual fica a elegante Palazzo del Podestà.
A Basílica de San Petronio é a igreja mais importante e imponente de Bolonha, além de ser a quinta maior igreja do mundo. As obras da Basílica começaram em 1390, mas duraram séculos.
É o último grande trabalho gótico realizado na Itália, uma cruz latina com três naves e capelas. Não perca a Capela Bolognini afrescada com as Histórias dos Magos, o julgamento universal do Paraíso e abaixo do Inferno com uma figura extraordinária e gigantesca de Lúcifer e a representação do profeta Maomé no Inferno.
Se você visitar a Basílica de San Petronio você não será capaz de deixar de notar o relógio de sol construído pela Cassini para mostrar que foi a Terra que girou em torno do Sol, e não o contrário, como era a crença da época.
rimini | uma história de amor proibido e um templo pagão
As torres de Bolonha são uma das características distintivas da cidade. Das muitas torres que foram construídas entre os séculos XII e XIII, hoje há menos de vinte. Estas estruturas tinham uma função militar e uma nobre: deram prestígio à família que ordenou a sua construção.
As duas torres mais importantes são as Asinelli e as Garisenda. A Torre degli Asinelli foi construída entre 1109 e 1119 pela família homônima que, além de receber prestígio social, a utilizava para fins militares de defesa e observação.
Os visitantes, depois de percorrer os 498 degraus da escada interna, podem chegar ao topo da Torre degli Asinelli que, a partir de uma altura de 97,20 metros, permite que a cidade vermelha esteja a seus pés.
Em dias ensolarados, a vista pode alcançar o mar e os pré-pops de Veneto. A Torre Garisenda é mais baixa (47 metros) e não pode ser visitada.

Visite Salaborsa e admire, além do piso de vidro, o que surge do subsolo de Bolonha, visite o Jardim Botânico e desfrute de um momento de relaxamento chegando aos Jardins Margherita. Se você é apaixonado por história, então você não pode perder Palazzo Pepoli, o Museu da História de Bolonha.
COSA VEDERE IN UN GIORNO
- Piazza Maggiore
- Fontana del Nettuno
- Salaborsa
- Torre degli Asinelli e Garisenda
- Archiginnasio
- Palazzo della Mercanzia
- Pinacoteca di Bologna
- Santo Stefano e le sette Chiese
- Mercato del Quadrilatero
- Pinacoteca di Bologna
- Via Piella
- Cattedrale di Bologna
- Santuario della Madonna di San Luca
- Palazzo del Podestà
- Via Indipendenza
- Cimitero Monumentale della Certosa
- Palazzo Fava
- Giardino della Montagnola
COSE FARE GRATIS A BOLOGNA
- Visitare il cortile dell’Archiginnasio
- Musei Gratis la prima domenica del mese
- Scoprire palazzina Majani
- Percorrere il Portico di San Luca
- Ammirare le sculture di Santa Maria della Vita
- Visitare la galleria ONO Arte Contemporanea
- Museo delle Cere Anatomiche
- Finestrella di Via Piella
- Salaborsa
- Complesso di Santo Stefano
- Orto Botanico
- Mercato di Mezzo
Bolonha é uma cidade única que oferece um mundo a um custo econômico, imperdível para os amantes de história e arquitetura!
Acompanhe o Caos Arrumado nas redes sociais, tem sempre um conteúdo exclusivo direcionado para cada plataforma.
Instagram @caosarrumado – Pinterest /caosarrumado – Facebook /caosarrumado – Google + /caosarrumado – Youtube /Caosarrumado – IGTV @caosarrumado
E se me perguntarem “O que mais gosto de fazer nessa vida?” é fácil: inventar moda e carimbar o passaporte. Inscreva-se na newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Gi