Bagagem despachada Como funciona o sistema no Brasil -

PLANEJAMENTO

Bagagem despachada Como funciona o sistema no Brasil

, por fialhogi

Você sabe o que é franquia de bagagem despachada? Qual a diferença de uma bagagem de mão para sua bolsa ? De 2017 para cá muita coisa mudou nas leis que amparam esse segmento e é melhor estar bem informado para não ter que deixar coisas no aeroporto. 

Um dos dias mais desesperadores da minha vida, foi quando acompanhava minha tia para a viagem de retorno a São Paulo e ambas as malas dela foram barradas por ter mais de 35kg. 

Foi um inferno, ela não encontrava a chave de uma, na outra mala tinha um abajur, quilos de nutella… foi Deus por nós, embarcamos literalmente no último minuto e uma das malas ficou na Itália. 

Espero que nunca aconteça algo parecido com você ai do outro lado, por isso resolvi criar esse guia que descomplica essa parte chata, que normalmente só é vantajosa para companhias aéreas. 

FRANQUIA DE BAGAGEM COMO FUNCIONA?

Para começar o termo FRANQUIA DE BAGAGEM é o conjunto de: a quantidade de peso e número de volumes que você pode carregar a bordo da aeronave que serão despachadas ou não. 

A ANAC  (Agência Nacional de Aviação Civil ) é a responsável por fiscalizar e criar as novas regras que devem ser aplicadas em todas as companhias aéreas que emitam tickets do Brasil. 

Por isso as vezes o mesmo trecho (Destino) podem ter duas permissões. A minha tia tinha o direito de levar duas bagagens de no máximo 35kg, incluso no bilhete, porque essa era a regra que prevalecia para bilhetes internacionais na Alitalia emitidos na Itália em 2014. 

Ou seja o destino pode também interferir alterar essa franquia de bagagem. É comum por exemplo que em voos low coast não ser incluso bagagens despachadas, dependendo da companhia as vezes só é permitido uma mochila. 

35 companhias low cost – viajar barato pelo mundo

Isso acontece para baratear o bilhete deixar o valor mais competitivo, afinal são destinos com trechos de até 3 horas de viagem. Mas claro que o preço final depende também de outros fatores como época do ano, demanda e procura. 

Por isso é sempre importante checar no site da companhia aérea qual é a sua tarifa de bagagem para aquele voo. 

COMO FUNCIONA O DESPACHE DE BAGAGENS?

De acordo com a ANAC cada companhia tem o direito hoje de oferecer ou o serviço de uma bagagem despachada com um valor extra. A bagagem despachada é aquela que vai no porta-mala do avião. 

Cada companhia pode oferecer hoje uma tarifa de bagagem de até 23kg.

FRANQUIA DE BAGAGEM COMO FUNCIONA?

COMO FUNCIONA BAGAGEM DE MÃO?

A bagagem de mão é uma mala pequena com a dimensão descrita pela companhia de até no máximo 10kg mais um volume de mão que pode ser uma bolsa por exemplo, mochila pequena, maleta do notebook ou uma sacola. 

Bagagens de mão tem regras diferentes daquelas que são despachadas. Não é permitido levar materiais cortantes como tesouras, navalhas ou qualquer coisa que possa cortar, assim como não é permitido nada inflamável ou aerossol. 

Pelas regras da ANAC é permitido na bagagem de mão cosméticos em geral com menos no máximo 100ml. Medicamentos são permitidos junto com a prescrição médica. Outro detalhe são para alimentos e dietas especiais, será permitido a quantidade necessárias para serem consumidos. 

Essa bagagem é de sua responsabilidade e ela vai acompanhá-lo até mesmo durante as escalas do voo. O compartimento de transporte é aquele que fica em cima das cadeiras ou abaixo e caso a cabine esteja lotada é de responsabilidade da companhia acomodá-la sem nenhum custo ao cliente. 

FRANQUIA DE BAGAGEM COMO FUNCIONA?

SOBRE EXTRAVIOS E PERDAS DE BAGAGEM 

Existem alguns motivos, sua mala pode ter sido extraviada por uma falha da empresa contratada entre o chek-in e a esteira final, perda da etiqueta que identifica seu voo, furto, engano (quando passageiro pega achando que é a dele) ou até mesmo em escala ou conexão.

Por isso é sempre importante identificar bem sua mala com tags, lenços, qualquer coisa que marque sua mala e demonstre que é sua. Faça check-in com antecedência, use cadeados com códigos e chave e se preferir existem empresas que envolvem sua mala em um plástico que ainda garantem um seguro extra. 

Mesmo assim se caso sua mala seja extraviada comunique imediatamente a companhia aérea ainda no aeroporto e a empresa tem até 7 dias após desembarque. 

Se após esse prazo a empresa não entregue sua mala é de direito do cliente um ressarcimento financeiro para itens de primeira necessidade, o valor varia de acordo com o destino e companhia.

FRANQUIA DE BAGAGEM COMO FUNCIONA?

No caso de voos internacionais o reembolso pode ser ainda maior e o prazo varia de 7 até 14 dias para serem pagos pela empresa. É recomendado que durante esse tempo todos os comprovantes de compra sejam guardados e se preciso faça um boletim de ocorrência em uma delegacia próxima com todos os dados do voo incluindo o que tinha na mala. 

Apesar de longo esse post é um artigo muito completo que explica de forma descomplicadas e ajudem de alguma forma. 

Ajude o blog & ganhe descontos!  VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão.

Booking.com

Acompanhe o Caos Arrumado nas redes sociais, tem sempre um conteúdo exclusivo direcionado para cada plataforma.

 BAIXE OS PRESETS EXCLUSIVOS E GRATUITOS NA NOSSA LOJINHA!

    Comente este post!