Como funciona a rede de saúde pública Italiana - Caos Arrumado - Free Presets & Viver na Itália

VIVER NA ITÁLIA

Como funciona a rede de saúde pública Italiana

, por fialhogi

Nunca se falou tanto em sistema de saúde público e como ele é importante como agora. Por isso resolvi compartilhar como funciona o sistema de saúde pública na Itália.

Quem tem direito? Devo pagar alguma mensalidade? Por onde começo? O que é ISEE? Esse post é exatamente sobre isso e também sobre a postura da Itália com o coronavírus. 

Todo cidadão italiano ou pessoa RESIDENTE na Itália tem direito a usufruir do sistema nacional sanitário que é o SUS Italiano e para isso é preciso fazer a TESSERA SANITARIA. A Tessera Sanitaria é a carteirinha do sistema. 

A inscrição é feita na ASL – Agência Sanitária Local mais próxima de você, munido de carteira de identidade, código fiscal e o comprovante de residência. Não precisa de agendamento prévio! 

Outros documentos importantes que você pode levar para agilizar o processo é o ISEE (Indicatore della Situazione Economica Equivalente) que funciona principalmente para inscrição de benefícios. 

Não são todos os casos que pedem, mas eu lembro que no meu caso, quando fui me inscrever tive que declarar se participo de algum grupo de família (se sou dependente no caso de alguém) e esse documento (ISEE).

Depois disso você deve escolher seu médico de família, seria como um clínico geral fixo. Ou seja toda vez que você precisar ir no medico (se não for o caso de Pronto Socorro) você vai encontrar a mesma pessoa, que fará a primeira análise, se necessário medicar, caso não, é esse médico de família responsável por encaminhar para outros exames específicos. 

A Tessera Sanitaria é encaminhada para sua casa em alguns dias, mas com o comprovante você pode ja utilizar. Não existe mensalidade da Tessera Sanitaria. 

Outro detalhe importante é que todo exame pode ser cobrado uma taxa que varia de acordo com sua renda, por isso a importância de declarar todo ano o seu ISEE, quanto menos você recebe anualmente menor a taxa.

Essa taxa funciona como um valor de manutenção do serviço pode variar de 30 a 80 euros para casos de exames mais populares no sistema público, mas existe a opção de clínicas privadas e funciona igual ao Brasil. 

Como funciona a rede de saúde pública Italiana

CORONAVÍRUS X SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICA ITALIANO

A Itália tem um sistema de saúde muito bom e muito eficiente, principalmente com doenças graves, onde independente da sua faixa etária ou de renda, a assistência é 24 horas por dia e 100% gratuita.

Acontece que nenhum país no mundo estava preparado para receber a quantidade de pessoas contagiadas como hoje. Ninguém estava preparado para uma pandemia e por isso encontramos hospitais superlotados, sem todas as ferramentas necessárias para desempenho da função. 

Não podemos esquecer que pessoas ainda sofrem acidentes, morrem de infarto e sofrem de outras problemáticas enquanto o mundo tenta entender e solucionar o coronavírus. 

Uma linha verde (gratuita) foi criada para pessoas que tem suspeitas ou estão em quarentena por conta do novo vírus, porque simplesmente, nos primeiros dias as linhas foram congestionadas impossibilitando o suporte para outras emergências. 

E com essa reflexão precisamos pensar como o Brasil vai se posicionar e se proteger, temos que tirar de exemplo nações como a própria Itália.

Infelizmente, agora, com a realidade do governo e toda a questão do SUS serão os cidadãos os maiores prejudicados, uma vez que tais propostas interferem diretamente na condição de vida e saúde da população que consta como direito de todos. 

A maior diferença entre ITÁLIA X BRASIL é que questões e propostas para fornecer o mínimo de proteção social à sua população foram bem resolvidas, enquanto no Brasil, tal proposição chega a ser desumana. 

Por isso mais do que nunca é preciso prudência, responsabilidade e atenção! Protejam o SUS e sigam as orientações para do ministério da saúde. 

Acompanhe o Caos Arrumado nas redes sociais, tem sempre um conteúdo exclusivo direcionado para cada plataforma.

Instagram @caosarrumadoPinterest /caosarrumadoFacebook /caosarrumadoGoogle + /caosarrumadoYoutube /CaosarrumadoIGTV @caosarrumado 

E se me perguntarem “O que mais gosto de fazer nessa vida?” é fácil: inventar moda e carimbar o passaporte. Inscreva-se na newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Comente este post!