Quanto custa? Mercado na Itália | Viver na Itália - Caos Arrumado

VIVER NA ITÁLIA

Quanto custa? Mercado na Itália | Viver na Itália

, por fialhogi

Mercado na Itália é algo essencial na vida de qualquer pessoa, saber o custo de produtos básicos e não perecíveis é uma forma de saber mais sobre o custo de vida de um local. 

Separei a mesma lista de produtos essenciais e não perecíveis, como se fosse uma cesta básica com um leve upgrade. A regra era escolher o produto mais barato da categoria e a mesma quantidade. 

Os mesmos produtos, a mesma regra de escolha e valores completamente diferentes. E não é porque convertendo um da mais caro que o outro, mas é sobre o quanto isso compromete a renda média de um cidadão Brasileiro e Italiano. 

Na lista ainda faltam produtos de limpeza, proteínas e outros perecíveis e vocês vão conseguir comparar de forma para quem é turista que: comida não se converte e sobre o acesso básico ao que é direito: alimentação. 

MERCADO NA ITÁLIA:

Mercado na Itália
A imagem ficou meio xumbrega, mas o que vale é a mensagem né?

A LISTA:  Sal, Açúcar, Café, Arroz, Feijão, Leite, Pão de forma, manteiga, Queijo/Requeijão, ovo, farinha, macarrão e óleo.

A lista em um mercado popular na Itália: 24,42 euros. A lista em um mercado popular no Brasil: 66,53 reais. 

como funciona a rede de saúde pública italiana

A renda média de mais 60% da população Brasileira é de 928,00 reais segundo Pnadc ou seja, ir ao mercado para comprar o mínimo corresponde a 7,11% de renda comprometida.

Uma renda média de 700,00 euros  ir ao mercado para comprar o mínimo corresponde a 3,42% de renda comprometida. 

Avaliando de forma macro, uma compra simples mas completa pode chegar de 10% a 15% no Brasil de uma renda que não cobre o básico, enquanto essa mesma compra compromete 5% da renda na Itália. 

Por isso que as coisas são sim mais baratas na Itália, a vida aqui custa menos sim. Com uma renda baixa eu tenho acesso a muito mais coisa que com a minha antiga renda média no Brasil. 

Acompanhe o Caos Arrumado nas redes sociais, tem sempre um conteúdo exclusivo direcionado para cada plataforma.

Instagram @caosarrumadoPinterest /caosarrumadoFacebook /caosarrumadoGoogle + /caosarrumadoYoutube /CaosarrumadoIGTV @caosarrumado 

E se me perguntarem “O que mais gosto de fazer nessa vida?” é fácil: inventar moda e carimbar o passaporte. Inscreva-se na newsletter e não perca nenhum conteúdo.

1 comentário

Gi Fialho

Comente este post!