6 COSTUMES ITALIANOS QUE EU ADERI - Caos Arrumado

VIVER NA ITÁLIA

6 COSTUMES ITALIANOS QUE EU ADERI

, por fialhogi

Vemos os costumes italianos estampados em filmes e series mas, se eu te contar que não é bem assim. Sendo franca, é muito mais do que 2 horas de representação.

Os Italianos são um povo rico de bons hábitos, isso não faz deles perfeitos, porém o intercâmbio de costumes é uma boa forma de se inserir na cultura.

E isso não quer dizer ignorar sua rotina e raizes, quer dizer melhorar, acrescentar e até se adaptar a um novo estilo de vida.

SECAR AS ROUPAS NA SECADORA

Para mim isso era coisa de filme, acho que no Brasil não conhecia ninguém que tivesse e usasse uma maquina dessas. Os Italianos não usam só no frio não (que por sinal é umido então sem chances de secar a roupa fora).

No verão as secadora ficam lotadas de turistas, já que o serviço nos hoteis não são tão baratos como as “Lavanderie” que custam em média 3 euros para uma lavagem e 2 euros para a secagem rápida (17 minutos).

leia + morar fora do brasil 8 motivos para não fazer isso

TOMAR BANHO DE BANHEIRA

Já que não é comum ter banheira no Brasil (era algo totalmente longe da minha realidade) aproveito que aqui quase toda casa tem e fico ali, curtindo uma música, uma água quente. Sucesso!

FAZER FAXINA SEM ÀGUA

Rolou até uma tour nos stories sobre RALO, RODOS E VARAIS. Como não temos nenhum ralo pela casa sem ser o do chuveiro/banheira, as faxinas precisam ser feitas na base do paninho.

Não me adaptei por completo não, as vezes acho ruim, era mais fácil jogar um balde de água no banheiro. Por sinal, quando me mudei a primeira vez fiz exatamente isso jurando que o ralo estava debaixo do móvel da pia.

Iludida! Fiquei horas com duas toalhas – que viraram pano de chão depois – secando e torcendo.

RESPEITO COM OS ALIMENTOS

Costumo sempre falar sobre isso, O Brasil vive com fome a maior parte da população tem muita dificuldade de ter UMA refeição por dia, mas as prateleiras dos supermercados estão sempre lotadas.

Aqui com as guerras, várias vezes as pessoas viram os mercados e quitandas vazias, esse desespero gerou uma trauma em TODA uma população. Ricos e pobres todos tem um respeito muito grande com o alimento.

leia + como funciona a rede de saúde pública italiana

Com isso vemos a forma como são expostos, vendidos até as receitas mediterrâneas de restaurantes consagrados. Além de observar as gôndolas, assista um programa de culinaria Italiana e veja a diferença do respeito pelo fruto, vegetal, carne. O que me leva para o próximo topico!

COMER MENOS CARNE

Para mim nunca foi um problema ótimo mas, para o Erik que comia carne todo santo dia, foi um pouco mais complicado. O consumo de carne no Brasil já se provou não ser saudável para a população e nem sustentável para o mundo.

Outro detalhe é que na Itália não existe os famosos “latifúndios” que produzem as carnes, por isso a produção é menor e o custo é maior.

A carne vermelha é bem mais cara comparada com frutos do mar e peixes, um dos costumes italianos mais clássicos é o consumo desses itens.

DOCE NO CAFÉ DA MANHÃ

Queria dizer que é com prazer porém não é. Saudades do meu pão na chapa com pingado, do meu pão de queijo com um balde de café com leite. Aqui na Itália a tradição são os doces pela manhã.

Novamente e geolocalização do país influencia, o doce é um ótimo aliado para manter o calor do corpo! Por isso os tão famosos brioches com nutella, crema pasticcera entre outros.

Esses são meus costumes italianos : Morar em outro país é estar aberto a novas experiencias.

E você? Tem algum costume que adquiriu ou acha que vai adquirir? Só para lembrar os meus:

Acompanhe o Caos Arrumado nas redes sociais, tem sempre um conteúdo exclusivo direcionado para cada plataforma.

Instagram @caosarrumado – Pinterest /caosarrumado – Facebook /caosarrumado – Google + /caosarrumado – Youtube /Caosarrumado – IGTV @caosarrumado 

E se me perguntarem “O que mais gosto de fazer nessa vida?” é fácil: inventar moda e carimbar o passaporte. Inscreva-se na newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Comente este post!