COMO FUNCIONA LOCKDOWN NA ITÁLIA - MEDIDAS RESTRITIVAS -

VIVER NA ITÁLIA

COMO FUNCIONA LOCKDOWN NA ITÁLIA – MEDIDAS RESTRITIVAS

, por fialhogi

Primeiramente o lockdown na Itália é completamente diferente daquele vivido pelo Brasil. Ainda que confuso uma grande importância é a autonomia de cada região para gestir a pandemia.

Juro que não esperava mais escrever sobre pandemia e corona vírus quase um ano depois do primeiro post. Mas o mundo me obriga gente!

Os últimos DPCM – Decretos provisórios, atribuem a cada região, mantendo a autonomia de seus responsáveis, um índice de risco (nível de contágio, pressão sobre os hospitais, locais em terapia intensiva).

Em tempos de Coronavírus – Um desabafo / Como funciona a rede de saúde pública Italiana

  • ZONA GIALLA (Zona Amarela) = Faixa 1 menor risco;
  • ZONA ARANCIONE (Zona Laranja) = Faixa 2 médio risco;
  • ZONA ROSSA (Zona Vermelha) = Faixa 3 alto risco.

A partir de um monitoramento semanal, as regiões podem passar de uma zona para outra, por meio de um mecanismo automático.

Para cada zona de risco no lockdonw na Itália são postas medidas de seguranças diferentes porém com uma base igual que se aplica em todo o território nacional.

LOCKDOWN NA ITÁLIA

Encerramento de centros comerciais nos feriados e fins de semana (excluindo mercados, tabacarias e farmácias no seu interior); encerramento de salas de jogos, bingo e apostas; fechamento de museus e exposições; redução para 50% da capacidade do transporte público; ensino à distância em todas as escolas de ensino médio; toque de recolher 22:00 horas.

Além disso é proibido mudar de região quaisquer que sejam as cores das Regiões são proibidas, até o dia 27 de março. As únicas exceções: “Movimentos motivados por comprovadas necessidades de trabalho, situações de necessidade e motivos de saúde”.

Você também pode se mudar para voltar “para sua residência, domicílio ou casa” e para acompanhar os filhos do outro progenitor, se separados.

ZONA GIALLANa zona amarela, é possível se reunir com amigos e parentes de 2°grau. A visita pode ser feita apenas uma vez ao dia, entre 5 e 22 anos, e em no máximo duas pessoas além do seu nucleo familiar e de menores de 14 anos.
ZONA ARANCIONENa zona laranja você pode ver e se reunir em até 6 pessoas, sendo eles seus familiares de primeiro nível (pai, mãe, irmã(o) desde que vivam no mesmo comune. A visita pode ser feita apenas uma vez ao dia, entre 5 e 22 anos, e em no máximo duas pessoas além do seu nucleo familiar e de menores de 14 anos.
ZONA ROSSANa zona vermelha não é possível visitar amigos ou parentes em outra casa. Na prática, na zona vermelha você só pode se deslocar por motivos de trabalho, necessidade e saúde.

E como funciona bares, restaurantes, sport?

Com o nosso direito de ir e vir limitado, tudo isso fica um pouco mais complexo de usufruir. Ainda mais agora que a primavera está chegando e a movimentação começa aumentar.

Nas zona vermelha e laranja é proibido comer em bares e restaurantes. Só podem realizar atividades de take-away – delivery: todas das 17h00 às 18h00, apenas os restaurantes das 18h00 às 22h00 (excluem-se do take-away bares sem cozinha).

Todas as atividades estão suspensas na zona vermelha (exceto as competitivas reconhecidas pela Coni). Você só pode praticar esportes em um nível individual enquanto mantém distância.

COMO FUNCIONA LOCKDONW NA ITÁLIA - MEDIDAS RESTRITIVAS

Além disso, nas áreas laranja e amarela, é possível praticar esportes em clubes ao ar livre, mas sem vestiários.

A participação em funerais de parentes próximos é possível sempre respeitando todas as medidas de prevenção e segurança, constitui causa de necessidade de deslocamentos, mesmo entre áreas territoriais de risco diferente.

COMO ME SINTO NO LOCKDOWN NA ITÁLIA

Acima de tudo acredito no bom senso, na zona laranja por exemplo está liberado andar pela cidade e sentar em um parque, mas eu te questiono: É o momento ideal?

Em outras palavras pode ser muito egoismo achar que só porque está vazio é motivo. Eu mesma me privo de sair porque sei que outras pessoas PRECISAM SAIR para trabalhar, para as crianças poderem desestressar.

Paradoxo do Tédio – Pós Corona Vírus

Ou seja me sinto bem idiota quando vejo esse tipo de movimentação dos alecrins dourados. Como a Chata de Galocha disse “Me sinto sentada em um consultorio esperando eternamente minha vez – que nunca chega”.

Vai fazer um ano que estamos vivendo na incerteza e só vejo real melhora se todo mundo tiver consciência coletiva e tomado as vacinas. Mas, calma esse é assunto para outro post.

Acompanhe o Caos Arrumado nas redes sociais, tem sempre um conteúdo exclusivo direcionado para cada plataforma.

Instagram @caosarrumado – Pinterest /caosarrumado – Facebook /caosarrumado – Google + /caosarrumado – Youtube /Caosarrumado – IGTV @caosarrumado 

E se me perguntarem “O que mais gosto de fazer nessa vida?” é fácil: inventar moda e carimbar o passaporte. Inscreva-se na newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Comente este post!