Férias na Itália - MITO OU VERDADE - Cidadania Italiana -

Trabalhar na Itália

Férias na Itália – MITO OU VERDADE – Cidadania Italiana

, por fialhogi

É verdade que as férias na Itália são coletivas e tudo fica fechado no mês de Agosto? Mais ou menos, cada ano que passa se torna mais mito que verdade.

Calma, antes de qualquer coisa é preciso entender como funciona o ano letivo da Itália, afinal é em torno disso que gira todo calendário empresarial.

Assim como as estações, o ano escolar italiano é diferente do ano escolar brasileiro. Como a Itália está localizada no hemisfério norte e as estações são opostas às do Brasil.

Dai você pensa que em Abril a temperatura começa a bater na casa dos 30°c e isso começa a afetar nossas vidas. Ninguém consegue ser 100% produtivo nesse calor.

Por isso nos anos 50 muitas fabricas começaram a fechar durante o dia 1° até o último fim de semana seguinte do dia 15° de Agosto (que já era um feriado prolongado).

Férias na Itália – MITO OU VERDADE

No verão de 1967, em um calor definido como “irrespirável”, as cidades se esvaziam e a proverbial palavra “êxodo” ressoa no noticiário como talvez nunca antes: “Trens cheios, comboios especiais de trabalhadores que voltam ao Sul”. 

A grande fuga começa em agosto, quando as fábricas fecham; ele se recupera gradualmente depois de meados de agosto, mas há quem possa se dar ao luxo de seguir os ritmos do calendário escolar – mães e filhos de férias de junho a setembro. 

A “motorização privada se expande vigorosamente”; a Autostrada del Sole foi inaugurada por Aldo Moro em outubro de 64. 

O editorialista de plantão, sempre um pouco carrancudo, lembra que o verão de 1967 não tem paralelo em nenhuma outra época da vida italiana. A razão? “A popular extensão do feriado”, um indício irrefutável do crescente bem-estar de uma nação. 

Férias na Itália - MITO OU VERDADE - Cidadania Italiana

A família operária vai à praia e – enfatiza-se com um pouco de paternalismo socialista – se comporta melhor do que a classe média “cética, hedonista, dissoluta” que Fellini havia contado, no início da década, em La dolce vita . – Via La Reppublica

A festa que deu origem ao feriado era originalmente, era no dia 1º de agosto, mas a Igreja Católica mudou a data para o dia 15 de Agosto, e não foi por acaso: nesse dia comemora-se também a Assunção de Maria.

Processo de cidadania – MITO OU VERDADE

  • É VERDADE QUE NÃO SE FAZ PROCESSO DE CIDADANIA EM AGOSTO?

MITO: A realidade é que durante o verão muitos locais não turísticos tem o horário reduzido.

Inclusive nos comuni já que muitos funcionários também saem de férias, e com isso o processo se torna mais lento parecendo que não é possível.

Mas, de coração eu jamais recomendaria alguém começar o processo perto de datas festivas. E isso inclui o natal e ano novo! Saiba quando planejar sua cidadania verificando os feriados Italianos .

  • E VERDADE QUE TODOS OS ESTABELECIMENTOS FECHAM?

VERDADE: Se você mora em paesi como o meu por exemplo de 10 mil habitantes dificilmente encontrará algo aberto em Agosto. Isso porque a maioria das pessoas viajam.

No entanto os serviços na riviera e nos pontos turísticos trabalham dobrado. Confere o post que fiz sobre Trabalho de Verão nas Férias na Itália.

Acompanhe o Caos Arrumado nas redes sociais, tem sempre um conteúdo exclusivo direcionado para cada plataforma.

Instagram @caosarrumado – Pinterest /caosarrumado – Facebook /caosarrumado – Google + /caosarrumado – Youtube /Caosarrumado – IGTV @caosarrumado 

E se me perguntarem “O que mais gosto de fazer nessa vida?” é fácil: inventar moda e carimbar o passaporte. Inscreva-se na newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Comente este post!